Eduardo disse que comissionados não custeiam a guarda (Foto: Arquivo)

Júlia Sbampato

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Vereadores da Câmara de Divinópolis se posicionam a respeito.

A data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O vereador Roger Viegas (PROS) comentou em sua fala na reunião ordinária da Câmara que da data comemorativa, ainda hoje muitos locais em Divinópolis ainda fecham os olhos para pessoas com deficiência.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, o que representa 24,5 milhões de pessoas.

Projeto

Pensando em um dos problemas enfrentados por deficientes, o vereador Eduardo Print Jr (SD) protocolou um projeto de lei tornando obrigatória a colocação de placas na entrada de elevadores dos prédios de Divinópolis.

O objetivo dessa colocação é de dar a prioridade do uso dos equipamentos para idosos, gestantes, pessoas com crianças no colo e cadeirantes. Muitas vezes pessoas que vão subir apenas um ou dois andares fazem o uso do elevador, e os mais necessitados sofrem as consequências.

O vereador também comentou sobre a entrega de kits com computadores para a Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (ADEFOM). Ele citou sobre a necessidade das pessoas de computadores para realizar seus trabalhos, e que agora eles conseguem. Nas cidades de Cláudio, Lagoa da Prata e Pimenta também foram entregues esses kits.