Na sexta-feira (27) dará início a abertura do projeto “Pitanguy Agora são Outros 300”. A solenidade será realizada na Pousada Monsenhor Vicente Soares, à partir das 20h e está sob a coordenação de Judith Viegas, que é descendente de Dona Joaquina de Pompéu. Na oportunidade, serão lançadas as três últimas obras do escritor Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos.
Em 9 de Junho de 2015, a cidade de Pitangui completará 300 anos. A Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais e Primeira Vila do Centro-Oeste Mineiro é berço de mais de 40 cidades da região, tem uma rica história, além da exploração aurífera e grande influência no período colonial. Para celebrar a data, estão sendo organizadas associações com o intuito de promover o município e, claro, o evento do tricentenário.
A entrada para este evento é restrita a 150 convidados e contará com autoridades (executivo, legislativo e judiciário), representantes da sociedade pitanguiense, descendentes de personalidades marcantes da história de Pitangui, representantes de escolas, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated/Minas) e empresários patrocinadores da proposta.
Organizada por voluntários, o projeto visa promover a cidade e aproximar as cidades-filhas da Sétima Vila. No evento, haverá também mostra literária, lançamento e relançamento de livros de poetas e escritores de Pitangui e suas cidades-filhas. Está programada, ainda, uma encenação de dança indígena e oriental em homenagem a estes povos.
Autor
A primeira fase do evento será o seminário litero-cultural com o lançamento das três últimas obras de Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos. Deusdedit é escritor, genealogista, médico, professor de medicina, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Mineiro da História da Medicina.
Os livros lançados serão:
• Dona Joaquina de Pompéu, sua história e sua gente;
• Os Castelo Branco d’aqui;
• Testamento e inventário de Dona Joaquina de Pompéu e outros documentos.