Destino Certo tem como objetivo a coleta de resíduos eletroeletrônicos para serem reciclados
Marcelo Lopes
No crescente avanço pela tecnologia, ao passar dos anos e com a chegada de inovações a todo o momento, sempre nos adaptamos com novos aparelhos e as funções que os mesmos possuem, todas elas em constante atualização. Mas ao adotarmos um novo produto, há uma dúvida que paira em nossa cabeça quando lembramos daquele mais antigo, que usávamos bem antes e não tem mais utilidade: “Onde e como posso descartá-lo?”
Com esse intuito, o Instituto Ambiental Ação e Consciência (IAAC), pertencente ao Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC) e tendo o apoio da Diocese de Divinópolis, iniciou em dezembro de 2017 o Projeto Destino Certo, que tem como objetivo a coleta de resíduos eletroeletrônicos e o encaminhamento a uma empresa parceira que dará o destino ambientalmente correto a estes componentes recolhidos.
“Concretamente, trata-se de um container instalado em frente ao GEEC, no qual podem ser deixados componentes de informática danificados ou obsoletos em geral, como monitores, teclados, CPUs, televisores, celulares e suas baterias, vídeo cassetes, aparelhos de DVD, impressoras, aparelhos de telefonia fixa em geral, dentre vários outros aparelhos”, diz o Biólogo, Mestre e Doutor em Microbiologia, Adriano Guimarães Parreira.
O projeto não recebe pilhas e lâmpadas.
Além deste viés, o projeto busca informar e alertar a população, com esclarecimentos em relação ao manejo correto de resíduos eletroeletrônicos, que são constantemente descartados de forma inadequada, e como consequência, há a poluição do ambiente e a exposição diretamente à água e alimentos, assim podendo causar graves problemas a saúde.
“É importante frisar que alguns componentes de aparelhos eletroeletrônicos quando dispostos no ambiente, podem liberar metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, danosos ao sistema nervoso, rins e pulmões e podendo ser ainda cancerígenos”, conta Adriano.
Adriano ressalta que além do mal à saúde humana, o descarte inadequado também prejudica o meio ambiente.
“Televisores de tubo, equipamentos de informática e outros contém alguns destes elementos e por isso não podem ser descartados em lixões ou aterros controlados sob risco de contaminação do solo e lençol freático”.
O Destino Certo disponibiliza o primeiro ponto de coleta de eletroeletrônicos na região. Com o apoio da Diocese do município, foi possível que fosse realizada a compra e a plotagem do container. O resultado já está aparecendo, no qual a coleta teve início em janeiro deste ano.
“Mesmo sem a divulgação do projeto, já foi coletado um container lotado e levado pela empresa parceira para a reciclagem. Muitos monitores, TVs de tubo, celulares antigos e liquidificadores foram recolhidos”, relata Adriano.
Os interessados que quiserem procurar a iniciativa têm uma tarefa muito simples.
“A pessoa que quiser descartar algum material pode comparecer ao GEEC, procurar pela funcionária Simone, que fará uma triagem no material, abrirá o container e assim lá será depositado o componente para posteriormente a coleta dos materiais pela empresa parceira”, completa.
O recebimento dos materiais é realizado de segunda a sexta, das 8 às 18h na sede do GEEC, localizada na Avenida 21 de Abril, número 1.590, bairro Santa Clara. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3222-7644.