Veja propostas de lei que tramitam na ALMG para ampliar o acesso à saúde do homem.
Atualmente, três Projetos de Lei (PL) que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) buscam facilitar o acesso aos exames necessários e aos melhores tratamentos pelo SUS. Eles buscam alterar a Lei 18.874, de 2010, que dispõe sobre a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem.
O PL 2.176/2024, pretende garantir o exame de ressonância nuclear magnética (RNM) nos hospitais de alta complexidade. Já o PL 2.181/ 2024 visa promover ações e programas destinados a execução de diagnóstico prévio do câncer colorretal, como Pesquisa de sangue oculto nas fezes (FOBT) e colonoscopia. Ambos os projetos são de autoria do deputado Charles Santos (Republicanos).
Por sua vez, o PL 1.788/ 23, sugere, entre outras coisas, garantir a realização do procedimento de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-Scan) para pacientes com câncer de próstata e o o acesso aos tratamentos minimamente invasivos assistidos por robô. O deputado Elismar Prado (Pros) é autor da proposta.
Câncer de próstata
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre no Brasil de câncer de próstata a cada 38 minutos. Um dos problemas é que a doença não apresenta sintomas nas fases iniciais e, quando descoberta já em fase avançada, é de difícil tratamento.
Por isso, o foco da campanha é na prevenção e no diagnóstico precoce. Recomenda-se, nesse sentido, consultas a urologistas e exames específicos para homens a partir dos 50 anos. Aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata, problemas de obesidade e/ ou são negros, fatores de risco para a doença, devem começar os exames aos 45 anos.
- Projetos de Lei buscam ampliar o acesso a exames e tratamentos avançados pelo SUS para saúde do homem
- Dentista é investigado por utilizar produtos falsificados em “Botox Day”
- Secretaria de Saúde de Bom Despacho solicita retratação do Ministério Público
- Câmara de Divinópolis apresenta Audiência Pública da LOA para 2025
- PM realiza diligências para efetuar prisão de autores de homícidio em Formiga
Palácio se ilumina de azul pela prevenção ao câncer de próstata
A partir desta quinta-feira (15/11/24), o Palácio da Inconfidência será iluminado de azul em campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação marca a participação da ALMG no Novembro Azul, realizado em todo o mundo.
O período da campanha leva em consideração o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. A iluminação do Palácio permanecerá azul até o dia 22 de novembro.