Amanda Quintiliano

 

Rodyson justificou a proposta com o crescente aumento da frota de veículos (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Rodyson justificou a proposta com o crescente aumento da frota de veículos (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Já não é segredo para ninguém que Divinópolis tem um carro para cada dois moradores. O resultado disso a gente confere no dia a dia. Trânsito tumultuado, acidentes, são apenas dois exemplos do que é enfrentado pelos motoristas. Uma proposta poderá ajudar a amenizar este cenário. O vereador Rodyson Kristnamurti (PSDB) quer limitar o horário de carga e descarga.

 

A ideia ainda não foi para o papel. Antes, o parlamentar irá se reunir com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e outras entidades ligadas ao segmento comercial. Inicialmente, a proposta é proibir a carga e descarga em horário de pico ou comercial na região central.

 

“Temos aproximadamente 216 mil habitantes para 120 mil veículos, sem falar do trânsito de pessoas de outras cidades que dependem de Divinópolis para educação, saúde ou outros serviços. E, no horário de pico estamos tendo este transtorno com carga e descarga que inviabiliza a fluidez do trânsito e coloca em risco até os pedestres”, argumenta.

 

Rodyson disse que os pedidos para a criação de uma normativa regularizando a prática partiu dos próprios lojistas. Geralmente isso é registrado por empresas de eletrodomésticos e imóveis. Os caminhões param em vias movimentadas e os funcionários chegam a atravessar fora da faixa.

 

Segundo Rodyson, a proibição se estenderia para o quadrante da Rua Goiás, Primeiro de Junho, Getúlio Vargas e Pernambuco.