A Executiva Municipal do PSDB irá se reunir nas próximas semanas para discutir o futuro do partido nas eleições deste ano. Com nomes já especulados, a legenda deverá lançar candidatura própria à sucessão do prefeito, Vladimir Azevedo, também do PSDB. O encontro foi pedido no início desta semana pelo deputado federal e presidente estadual da sigla, Domingos Sávio. Ele seria na próxima segunda, mas será remarcado.
Apesar do deputado não ter antecipado, dois nomes já ventilados são o do ex-promotor, Expedito Lucas e o da ex-vereadora Eliana Piola. Quem transita pelos bastidores políticos aponta como quase certa o da ex-vereadora. O lançamento da candidatura seria para cumprir tabela já que o PSDB tem uma política interna de encabeçar chapa nos municípios como mais de 100 mil habitantes.
Domingos Sávio não confirmou essas informações, disse apenas que irão vir com potencial para lançar o novo nome. Para ele, a decisão desta semana do Senado, em relação ao afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), para o prosseguimento do processo de impeachment, irá representar uma reviravolta no cenário político o que pode refletir nas eleições municipais.
“Vamos ter uma virada de página. Isso muda o equilibro de força no país, e nós do PSDB vamos ter condições de lançar as candidaturas”, afirmou.
Nesta reunião também deverão ser iniciadas as discussões para construção de alianças. O tucano reconhece que não será um trabalho fácil.
“Temos consciência que tem muito a ser feito. Mas, temos uma história muito positiva com Divinópolis. Eu tive felicidade de ser prefeito, o PSDB sempre participou da vida pública da cidade, com representantes que não se envolveram em corrupção”, comentou.
Ele ainda acrescentou que as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Divinópolis não são exclusivas da cidade. Afirmou também que isso não deve ser motivo para “voltar ao tempo”. Entretanto, não mencionou nomes.
“Os municípios passam por um momento difícil, não é só Divinópolis, e isso deve ser debatido nas eleições. Mas, não vamos voltar no tempo como se isso fosse resolver as coisas. Precisamos enfrentar e construir um novo futuro. Aproveitar as lições do passado e presente para construir uma proposta melhor para Divinópolis”, concluiu.
Um dos nomes a pré-candidato é o do ex-prefeito, Galileu Machado (PMDB).
Pré-candidatos
O PSDB não deverá apoiar a possível candidatura do vice-prefeito Rodrigo Resende (PSD). Isso porque o deputado federal, Jaime Martins também do PSD já teria descartado a possibilidade de coligação com o PSDB, PMDB e também PT.
Até o momento, a lista de pré-candidatos enche uma mão. Além das já mencionadas tem a do vereador Marquinho Clementino (PROS), José Alonso Dias (PHS), Nôzor Galvão (PR), Íris Almeida (PT), Aristides Salgado (PPS). No PRB dois nomes aparecem o da ex-vereadora Heloísa Cerri e o do empresário, Fernando Malta.
A pulverização dos votos contribui com a candidatura do ex-prefeito Galileu Machado, um dos nomes mais conhecidos.