Ofício chegou a ser encaminhado para a prefeitura
Sintram e PT entenderam que Gigante foi ofendido pelo vereador (Foto: Divulgação/Sintram)
Ofício chegou a ser encaminhado para a prefeitura

Alberto Gigante é acusado pelo vereador de fazer corpo mole na UPA (Foto: Divulgação/Sintram)

O PT de Divinópolis acusa o vereador Hilton de Aguiar (PMDB) de decoro parlamentar. O documento foi lido no expediente desta quinta-feira (11) e o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSL) deverá designar a Comissão de Ética na próxima terça-feira (16) para apurar o caso. Para o partido, o parlamentar falou “inverdades” contra o médico plantonista da UPA, Alberto Gigante ao acusa-lo de atender mal os pacientes.

O caso já perdura por algumas semanas. Em um dos pronunciamentos, Hilton disse que as quartas-feiras, dia de plantão de Gigante, o atendimento piora, pois há lentidão, lotando os corredores da unidade. Ele ainda disse, que as reclamações contra o médico são constantes e que ele faz isso para tumultuar a UPA e depois falar sobre a má gestão. O peemedebista chegou a classificar o plantonista de “incompetente e oportunista”.

No documento encaminhado à presidência da Câmara, o PT afirma que a intenção não é assumir a defesa do médico, mas que não pode aceitar que “o vereador use a tribuna e os microfones para denegrir a imagem e ferir a honra de pessoas de bem”.

“A imunidade parlamentar não pode servir a isso, sob pena de desvirtuar os objetivos do poder legislativo”.

O Partido dos Trabalhadores segue dizendo que Hilton “usa de argumentos inverídicos” e que “medir a competência e o desempenho de um médico plantonista pelo simples número de atendimentos é insensato, já que o Conselho Federal de Medicina determina que nos serviços de urgência/emergência se conceda um prazo maior para a avaliação dos doentes graves”.

“A autarquia consagra que o número de vidas salvas, com o mínimo de sequelas residuais é o parâmetro da excelência. E nesse quesito ninguém questiona a competência do Dr. Gigante”, consta no ofício.

Com base nesses argumentos, o PT pede que a Câmara, por meio da Comissão de Ética, invoque as regras do decoro parlamentar, enquadrando o vereador nos limites impostos pelo Regimento Interno.

O presidente da Comissão de Ética, Careca da Água Mineral (PROS) disse que irá aguardar o recebimento do documento para comentar sobre o assunto.

Afirmações

vereador de Divinópolis MG Hilton de Aguiar

Hilton disse que não precisa dar satisfação ao PT (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Ontem, após saber do documento encaminhamento pelo PT o vereador voltou a “bater” no médico. Disse que ele é “péssimo” e que está na hora dele e do médico Jorge Tarabal se aposentarem.

“Aproveita a idade que o senhor [Gigante] está e vai encontrar uma roça para você capinar, um terço para você rezar, larga o povo ali. […] Dr. Jorge Tarabal também está na hora de aposentar”, disparou e completou: “Não vai me calar”.

As críticas também se estenderam ao partido. Hilton disse que se o PT encaminhou esse ofício é porque a sigla compactua com mentiras e ajuda a enganar algumas pessoas. Disparou ainda que não precisa dar satisfação ao PT e que a Comissão de Ética sabe que ele faz um trabalho sério.

Posição

Gigante afirmou ter decidido não “bater boca com o vereador porque ele não tem nada para ensiná-lo”.

“Seu desconhecimento de saúde pública é total e ele não está interessado em cumprir o seu papel de fiscalizador. Tanto é que o seu indicado para gerenciar a UPA [Geraldo Couto] foi preso por suspeita de desvio de dinheiro público e ele nada disse ou fez para saber se o município de Divinópolis foi prejudicado”, enfatizou.

“Fico feliz que Conselho Regional de Medicina, o Sintram e agora o PT demonstrem a sua indignação com a postura incoerente do vereador. Isso me dá mais razão para continuar o meu trabalho em prol da saúde pública de Divinópolis e daqueles que dela necessitam”, concluiu.

Gigante também é diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram).