Amanda Quintiliano

 

Renato Delgado também formalizará a presidência do partido (Foto: Reprodução Facebook)

Renato Delgado também formalizará a presidência do partido (Foto: Reprodução Facebook)

As articulações para as eleições deste ano começaram há muito tempo. Neste sábado (22), o PT dará os primeiros passos para definir as diretrizes que serão seguidas pelo partido ao longo deste ano. Um encontro municipal será realizado às 14h, no Hotel River, com a presença da cúpula e vários filiados para analisar o cenário nas três esferas.

 

Ainda não se sabe se haverá candidato próprio, mas a legenda quer participar ativamente do processo eleitoral. Nacionalmente, a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) será prioridade, já no Estado os olhares devem se voltar para a possível candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas Gerais.

 

Enquanto em nível estadual e nacional o cenário já está praticamente delineado, em Divinópolis, os contornos não são tão legíveis. Nenhum nome foi colocado para entrar na corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal. Se antes se falava na candidatura do ex-prefeito Demetrius Pereira, já não se dá tanta ênfase à possibilidade.

 

“Os filiados poderão apresentar resoluções neste sentido, mas até o momento não há candidatura própria, a não ser que o Demetrius se manifeste. Se ele se manifestar ele terá o apoio natural do partido”, comentou o presidente do PT, Renato Delgado.

 

Se não houve candidatura própria, os militantes devem se dividir em nomes de petistas de outros municípios. Uma, por exemplo, que tem se aproximado de Divinópolis é a deputada estadual Maria Tereza Lada, o federal Reginaldo Lopes também está entre conhecidos pelos divinopolitanos, além de outros parlamentares.

 

Encontro

 

O encontro se dividirá em três etapas, na primeira haverá a homenagem ao ex-presidente Luiz Carlos Teixeira. Luizinho, como era conhecido, morreu em dezembro do ano passado após sofrer um infarto. A reunião leva o nome dele e a família será homenageada.

 

Na segunda etapa haverá uma análise da conjuntura nacional com a participação do membro da direção nacional Cristiano Silveira, do cenário estadual com a deputada Maria Tereza Lara e do municipal com o membro do diretório, o professor André Martins. Já a última fase será marcada pelo planejamento e organização estratégica para o pleito de outubro.

 

“Qualquer filiado que participar do encontro pode apresentar uma resolução por escrito que entrará para debate e votação, no sentido de nortear o PT em relação ao partido municipal”, explica o presidente.

 

Essa será a primeira ação da sigla já pensando em outubro. Na ocasião também deverá ser confirmada a visita de Fernando Pimentel. Ele deverá vir a Divinópolis no dia 07 de maio com a “Caravana da Participação”. A inciativa faz parte da pré-campanha do ex-ministro.