Talita Camargos
Esta dica é para esclarecer a dúvida que persegue muita gente na hora de escrever. Os pronomes demonstrativos este/esse e suas formas femininas podem mudar a interpretação da frase, pois indicam diferenças de tempo e lugar, antônimos, claro.
Este, esta ou isto
Indicativo de lugar: o objeto está perto de quem fala. Exemplo: Vou comprar esta casa
Tempo: refere-se ao presente ou futuro próximo. Exemplo: Este ano vou viajar nas férias de junho.
Introduzir ideia nova no texto: sempre sobre algo que ainda não foi mencionado. Exemplo: Escute isto: não voltarei atrás.
Esse, essa ou isso
Indicativo de lugar: o objeto está longe de quem fala ou perto de quem ouve. Exemplo: Vou comprar essa casa construída no seu terreno. Exemplo 2: Pegue essa vassoura perto de você.
Tempo: refere-se ao passado. Exemplo: Esse ano viajei nas férias de janeiro.
Retomar um termo no texto: sempre sobre algo que já foi mencionado. Exemplo: Escute isso: como descrito no parágrafo anterior, cães menores tendem a viver menos.
E quando um objeto não está perto de quem fala nem quem ouve?
O pronome correto a ser usado é aquele/ aquela. Exemplo: Vou buscar aquela blusa que vi na loja do Centro. Exemplo 2: Vou comprar aquela casa na cidade vizinha.
Como vocês podem ver, para usar corretamente esses pronomes demonstrativos é só ter em mente as regras antônimas. Se achar difícil no início, faça uma colinha e deixe-a sempre visível para quando precisar usar um deles.