As comitivas terão 90 minutos para preparar a comida (Foto: Divulgação/Assessoria)

As comitivas terão 90 minutos para preparar a comida (Foto: Divulgação/Assessoria)

A queima do alho da Divinaexpo será nesta sábado (31), às 11h. O ingresso terá o valor de R$30 e será vendido na portaria do espaço. A renda será revertida para entidades filantrópicas da cidade.

 

A ideia desse evento é manter viva a tradição da comida típica dos peões do estradão na época em que viajavam para vender bois. Conta a história que o cozinheiro e dois ajudantes iam à frente da comitiva, escolhiam um lugar embaixo de uma árvore, geralmente um grande pé de ipê, onde organizavam e realizavam todo preparo do almoço.

 

Quando os peões chegavam famintos, já estava tudo pronto. O ponto final das viagens era Barretos por ser um grande mercado de bois, daí começou a competição entre os cozinheiros das comitivas que chegavam à cidade, de quem preparava a melhor comida.

 

Para a queima do alho realizada na Divinaexpo, são distribuídos kits iguais para todas as comitivas com mantimentos típicos da culinária estradeira. Cada comitiva tem que fazer o arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca e churrasco respeitando as tradições do preparo e as receitas típicas dentro de 90 minutos.

 

As comitivas só poderão participar se estiverem dentro do contexto da tradição. O cozinheiro tem que estar preparado como se estivesse no estradão e pode levar dois ajudantes. A comida pronta é anunciada com o toque do berrante, Toque “Queima do alho”.

 

Algumas regras devem ser seguidas para a participação (Foto: Divulgação/Assessoria)

Algumas regras devem ser seguidas para a participação (Foto: Divulgação/Assessoria)

 

O julgamento da melhor comida será feita por dois comissários que viajaram no estradão e tem pleno conhecimento de causa, duas outras pessoas, sem identificação, fiscalizarão as regras.

 

Serão contemplados os três primeiros colocados. A pontuação do julgamento da comida vai variar de 5 a 10 pontos.

 

Algumas das regras do concurso são; não é permitido mulheres na cozinha. Os vasilhames não podem ser de plástico ou louça. O fogão deverá ser feito ou montado pelas comitivas no dia anterior ao concurso, exceto trempe de chão que poderá ser montada no dia com três horas de antecedência do mesmo. Só será permitido acender o fogão após o toque do berrante. Será punida a cozinha com excesso de fumaça, que prejudique o evento.

 

Enquanto as comitivas preparam a comida típica estradeira, shows de moda de viola serão realizados no palco do evento.