O vereador foi eleito presidente da Câmara de Nova Serrana; Se classificando como independente, afirmou que não trabalhará por grupos políticos

Sem muitas surpresas, o vereador Ricardo Tobias (PSDB) foi eleito presidente da Câmara de Nova Serrana, na noite desta terça-feira (17). Se classificando como “independente”, o tucano disse que pretende trabalhar em harmonia com o executivo.

Negando ser da base do prefeito, Euzebio Lago (MDB) o vereador afirmou, ao PORTAL GERAIS, que não pretende trabalhar por “grupo político”.

“Não sou base do prefeito, até porque não fui eleito pelos vereadores da base […] Passou a eleição, independente de qual foi o prefeito eleito ou vereador, devemos nos unir para fazermos o melhor para Nova Serrana”, declarou.

Tobias não listou as prioridades para o ano de mandato. Afirmou apenas que pretende trabalhar em “acordo com todos os vereadores, dentro da legalidade, transparência”.

“Afinal das contas meu salário quem paga é o povo”, enfatizou.

Polêmicas

O tucano assumirá a função em meio a um período turbulento. Nesta segunda-feira (16), foi aprovada a admissibilidade das denúncias que poderão resultar na cassação do mandato dos seis vereadores afastados. Apesar de estarem impedidos de colocarem os pés nas dependências da câmara, eles continua recebendo normalmente.

Tobias foi nomeado relator da comissão processante que apresentará o relatório pela sequência ou não do processo que é similar ao impeachment. Eleito presidente, ele pediu imediatamente o afastamento. Sem antecipar uma posição sobre a cassação, disse que aguardará o parecer da comissão.

A votação

Novos membros da Mesa Diretora (Foto: Divulgação/CMNS)

Ao contrário do esperado, a presidente interina Terezinha do Carmo Silveira, a Terezinha do Salão (PTB) não disputou a presidência. Um dos suplentes, o vereador Cabral (PROS) pediu que o Professor Wilian Barcelos (PTB) se candidatasse. Com o apoio da colega de partido, ele colocou o nome na disputa, mas foi derrotado por 5 votos a 8.

Para o cargo de vice-presidente se candidataram os vereadores Jadir Chanel (MDB) e também Barcelos. Desta vez, ele venceu por sete votos a seis.

O vereador Giovani Máximo (MDB) foi candidato único para o cargo de 1º Secretário e recebeu 13 votos favoráveis para ocupar a vaga.

De forma semelhante o vereador Wantuir Paraguai (PSDB) foi candidato único para o cargo de 2º Secretário e foi eleito por unanimidade.

A data de posse dos eleitos ainda não foi definida.