A Central de Regulação de Urgência e Emergência (Samu 192) foi abraçada pela população, funcionários e prefeitos da região Centro-Oeste nesta terça-feira (30). O Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Urg Oeste) decidiu convocar uma manifestação para chamar a atenção do Governo de Minas Gerais para a necessidade de iniciar as atividades imediatamente. Além do abraço, funcionários também receberam certificado de conclusão do treinamento para atuarem no Samu.
O Prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (Cis-Urg), Vladimir Azevedo, reafirmou que está tudo preparado para o Samu começar a salvar vidas na região, no entanto depende do governo estadual.
“Construímos um consórcio com 54 cidades da região macro oeste. Investimentos de R$ 2,5 milhões. A Prefeitura de Divinópolis disponibilizou o espaço, que está preparado para começar a operar. Agora precisamos de responsabilidade, do governo do estado e federal e cumpram sua parte para que a população do Centro-Oeste seja atendida”, afirmou.
O secretário executivo do Cis-URg, José Márcio Zanardi, disse que todos os funcionários estão contratados para começar a operar.
“Estamos abraçando a sede do Cis-Urg, pois aqui é que vai funcionar a Central de Regulação do Samu, está toda preparada com os futuros funcionários que estão aqui, que serão contratados quando recebermos a ordem de serviço”, destacou.
Unidades
Sete ambulâncias, do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), totalmente equipadas, chegaram a Divinópolis em junho e já estão disponíveis para o Samu 192. Os 54 municípios serão atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
O Samu 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana durante todo o ano. Atenderá a população de 54 municípios que compõem a Região Ampliada de Saúde Oeste, beneficiando cerca de 1,3 milhão pessoas.
A Central de Regulação da Rede Samu Oeste está instalada no antigo prédio do Pronto-Socorro de Divinópolis que foi cedido pela Prefeitura. Em cada turno de 12 horas, trabalharão três Médicos, cinco Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM’s), um Controlador de frota e três Bombeiros. Após o recebimento das chamadas pelos atendentes, será avaliada a gravidade do caso e qual recurso deverá ser disponibilizado.
A Rede de Urgência inicia com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Cis-Urg Oeste, além de 24 bases descentralizadas. Dessa forma, o serviço contará com 31 novas Ambulâncias, sendo sete Unidades de Suporte Avançado (USA) e 24 Unidades de Suporte Básico (USB). A equipe do Samu 192 conta com 480 colaboradores capacitados.