Redação
A reutilização das águas da chuva que escorrem de telhados, sacadas, terraços e vindas também de outros espaços aberto foi uma proposta apresentada na câmara dos vereadores de Divinópolis, pelo vereador Eduardo Print Júnior do (SSD). Segundo previsto no Projeto de Lei CM 098/2014, proposto pelo parlamentar, as novas edificações deverão ter um projeto hidráulico para a destinação das águas pluviais.
As novas construções com medidas igual ou superior à 500 m², deverão ser canalizadas para reservatório específico, e assim, a água que vem das chuvas poderá capitadas e aproveitadas posteriormente, como conta o vereador.
“Todo empreendimento que for feito em Divinópolis com área igual ou superior à 500 metros quadrados, deverá ser feita a captação da água de chuva sobre a laje, em seguida a mesma deverá ser jogada em um reservatório, e depois reaproveitada em vasos sanitários, lavagem de veículos, escadas e jardins.”
As construções antigas também poderão ser beneficiadas com a implantação do projeto, desde que seu projeto arquitetônico e hidráulico esteja de acordo com o que prevê a proposta.
Consta no Projeto que os reservatórios utilizados no armazenamento da água captada pelas chuvas, deverão ser mantidos em boas condições de higiene, de forma a evitar a contaminação da água e proliferação de doenças.
O projeto ainda tramita entre as comissões da Câmara Municipal de Divinópolis, e deve entrar para a pauta de votação ainda este ano. Se o projeto for aprovado pelos vereadores e posteriormente sancionado pelo Poder Executivo, a responsabilidade de fiscalização do local e higiene do reservatório será de responsabilidade da Prefeitura Municipal.