Poliany Mota
Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (17) o novo sistema de saúde em Divinópolis. Além do prefeito Vladimir Azevedo, a reunião contou com a participação do diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, Dr. Marco Aurélio Lobão, o promotor de justiça Ubiratan Domingues, o Secretário Municipal de saúde Davi Maia e a Superintendente Regional de Saúde Kênia Carvalho.
Na ocasião o Dr. Lobão, responsável técnico pelo projeto, apresentou o Programa Sistema Integrado Municipal de Saúde (Sim). Conforme as informações do diretor técnico, a descentralização da UPA se deve a uma pesquisa que mostrou que a maioria dos pacientes atendidos na unidade é da região sudeste.
A abertura ao público da UPA 24 horas “Padre Roberto”, no bairro Nações, está prevista para o dia 29 de março. “É uma estrutura que não é adaptada, ela é construída para tal, com os formatos propostos pelo Ministério da Saúde. A gente vê uma estrutura muito melhor para atendimento do que a atual. É um equipamento de saúde qualificado”, explicou Lobão.
Na antiga sede da UPA Central será instalada a Unidade II do Hospital São João de Deus, o que possibilitará a abertura de 50 leitos, contribuindo para diminuir a sobrecarga do pronto atendimento. Hoje, a ocupação do hospital é de praticamente 100%. “Nós temos uma UPA Central que é uma misturada com o Pronto-Socorro, é um pouco de hospital e ao mesmo tempo não é nada”, comentou o médico.
Atendimento Primário
Para contribuir na redução da quantidade de pessoas na UPA, o novo planejamento de saúde da cidade pretende investir
no atendimento das unidades primárias. Segundo o Dr. Lobão, para isso serão desenvolvidas as UEAS (Unidades Especiais de Atendimento a Saúde). As UEAS serão implantadas na Região do bairro Ipiranga, Niterói, São José, Padre Roberto e região Central, para atender os casos considerados de urgência relativa.
O prefeito comentou que a previsão é dobrar a Estrutura da Saúde da Família (ESF), que hoje cobre 26,8 % da população. O custo para manter esse novo consórcio será de R$ 625 mil por mês. Os recursos serão arrecadados a partir de uma parceria Federal, Estadual e Municipal.
Mudança
A transferência dos equipamentos será realizada entre os dias 29 e 30, sábado e domingo, deste mês de março. Nesse momento, para não prejudicar os pacientes, o atendimento funcionará tanto na UPA 24h Padre Roberto, como na Central. De acordo com o prefeito, as pessoas que se conduzirem a antiga sede serão informadas da transferência. A partir da segunda-feira (31) o atendimento passa a ser exclusivo na nova estrutura.
Locomoção
Vladimir anunciou que para facilitar a locomoção da população para a nova Unidade de Pronto Atendimento será implantado, a partir do dia 29, uma linha especial de transporte coletivo, que partirá da região Central direto para a UPA. Conforme informações do prefeito, a passagem custará a metade do valor cobrado hoje durante a semana, e nos finais de semana e feriados o passageiro não arcará com nada.