A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário juntamente com os Reis de 2017 realizam de 18 a 21 de agosto em Cláudio a 72ª edição da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O evento mais antigo e tradicional da cidade, que mescla fé, cultura e religiosidade, reúne cerca de 13 mil pessoas nos 4 dias de festa.
O Reinado de Cláudio vem enriquecendo a vida cultural e religiosa do município, constituindo também um evento de grande atração para visitantes de todo o país e do exterior, que chegam à cidade no mês de agosto a fim de presenciar as homenagens dedicadas às divindades padroeiras do reinado, que em virtude do seu valor histórico e religioso para o povo claudiense, a festa, recebeu o Registro de Bem Cultural de natureza Imaterial, pelo Decreto nº 15, de 4 de abril de 2006.
A abertura do Reinado será nesta sexta-feira (18) a partir das 19h30 com a recitação do terço e levantamento do Mastro de Nossa Senhora do Rosário na Capela do Rosário. Uma procissão segue com os ternos e reis até a Praça Ex Combatentes onde são levantados os demais mastros.
No segundo dia, sábado (19), às 19h30 é realizada a missa conga na Praça Ex Combatentes presidida pelos padres da paróquia. Nessa celebração os cânticos são entoados pelos ternos de congado de Cláudio e região. Após a celebração acontece a troca das coroas dos reis de Nossa Senhora das Mercês, Santa Efigênia e São Benedito.
No Domingo (20), o principal dia da festividade, a partir das 14h acontece a saída dos cortejos da Princesa Isabel, Rainha das Flores e a tradicional Chegada de Reis com a participação de centenas de cavaleiros acompanhando a comitiva real, que percorrerá as principais ruas da cidade até a Casa Queimada (Av. Tancredo Neves), onde os reis serão recebidos pelos demais festeiros e ternos de congado. Todos participam da recitação do terço e também da encenação da libertação dos escravos e da troca da coroa da princesa Isabel.
No último dia da festa, segunda-feira (21), os ternos buscarão os reis em suas residências e sairão em direção à Praça Ex Combatentes. Na chegada, acontece a recitação do terço, a troca do balainho da Rainha das Flores a troca das coroas de N. Sra. do Rosário e o descimento dos mastros.