????????????????????????????????????
Coordenadores e Supervisores dos programas de residência médica do HSJD se reuniram na noite de terça-feira (Foto: Divulgação/HSJD)

Coordenadores e Supervisores dos programas de residência médica do HSJD se reuniram na noite de terça-feira (Foto: Divulgação/HSJD)

Para dar continuidade ao processo de credenciamento do Hospital São João de Deus (HSJD) como hospital de ensino e consolidando-o ainda mais como referência na formação de especialistas médicos, a instituição realizou neste final de semana as provas de seleção para novos residentes para 2015. 

Ao todo 232 pessoas se inscrevem para a seleção e estão concorrendo a 14 vagas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia e nefrologia.

O Diretor Clínico do HSJD, Dr. Júlio César Veloso, informa que para esse ano, além de solicitar o credenciamento de novas vagas de residência, também foi solicitada a ampliação do número de residentes para as áreas já autorizadas pelo MEC.

“Foram acrescentadas solicitações de credenciamento para as residências, porém ainda não está aprovado para a Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Ortopedia, Neurocirurgia e Medicina de Família e Comunidade”.

Caso seja credenciado com as novas especialidades e com a ampliação do número de vagas para residentes nas áreas já autorizadas, o Hospital São João de Deus terá atingido o número mínimo para que a instituição possa dar continuidade ao processo de credenciamento como Hospital de Ensino. 

“Nós estamos pleiteando o credenciamento do Hospital São João de Deus para ser hospital de ensino, e ele está diretamente relacionado à ampliação de vagas de residência. Nós devemos ter pelo menos 4% do número de leitos do hospital para consegui-lo, o que seria em torno de 16 residentes. Conseguimos 14 vagas com esse credenciamento. Ser hospital de ensino é uma grande vantagem para nós, direcionaremos o hospital para academicismo, criando um modelo de atendimento diferenciado melhorando a qualidade e formando novos profissionais em várias especialidades”.

A próxima etapa consiste na avaliação curricular dos aprovados na prova escrita. Os programas de residência médica terão início em março de 2015.