Amanda Quintiliano
Não existe receita pronta para um casamento duradouro. Há apenas ingredientes revelados por quem já têm quase 30 anos de relacionamento. Neste dia dos namorados, a reportagem de O PORTAL resolveu fazer uma homenagem diferente e dar voz aos homens, famosos por nem sempre serem românticos. Mas, estes dois personagens da história de hoje deixaram a vergonha de lado e resolveram demonstrar o amor deles pelas esposas em público.
Ninguém imaginava que um passeio até a Bahia, num carnaval, fosse render quase 25 anos de relacionamento e três filhos. Foi assim, em pleno fevereiro, que começou uma história de amor que extrapolou o “namoro de carnaval”. Não foi amor a primeira vista, mas ao primeiro bate papo mais longo. Isso porque Aldair Aparecido Rosa, 49 anos, e Nélia Maria Rocha Rosa, 52 anos, já eram vizinhos. Mas, nunca tinham dado espaço ao amor.
O primeiro beijo veio apenas após a viagem. E, depois do primeiro abraço não largaram mais as mãos. Um ano e meio depois, Aldair pediu Nélia em casamento e estão juntos até hoje, com três filhos e já preparando as comemorações da boda de prata. Em julho eles completam 25 anos de casados. O segredo para isso? Paciência e respeito. Amor, admiração e “o apoio dos filhos maravilhosos”, completou Aldair.
“A convivência muito junta, caminhamos com a igreja, participamos de encontros de casais e os filhos, maravilhosos, também ajudam muito”, disse e acrescentou: “Para manter um casamento é preciso conhecer um ao outro, não ir apenas pelo momento, respeitar para juntos enfrentarem os obstáculos”, afirmou.
“São muitas as dificuldades, mas com respeito e paciência a gente consegue superar”.
E quantos obstáculos, não é mesmo Aldair? O “vício” pelo futebol foi um deles. Adorava jogar uma pelada. Mas, resolveu abrir mão para se dedicar à família. Agora, tão apaixonado como no primeiro dia, ele deixa uma mensagem para a esposa e fica como exemplo para quem, assim como eles, querem construir uma família e andarem de mãos dadas, por muitos e muitos anos.
“Amo muito ela. Se não fosse por ela nosso relacionamento teria indo por água baixo. Temos mantido esse relacionamento pela pessoa maravilhosa que ela é. Te amo”, se declarou.
Baby
Não deixar perder pelo tempo os detalhes de início de namoro. Desta maneira o casal, carinhosamente conhecido como “baby”, já completou 34 anos de união. “Baby”! É desta forma que Líbero e Ivone Soares se chamam até hoje. Na casa deles, todas as datas são lembradas. Aniversário de casamento, namoro, todas são motivos para comemorar.
E, você acha que foi fácil preservar tantos anos de união? Ao respeito e paciência, Libério também acrescenta o amor como ingrediente para fazer a relação dar certo.
“É preciso obedecer limites, aceitar a pessoa como ela é e não tentar muda-la, porque não temos o direito de mudar as pessoas, temos que aprender a conviver com os defeitos e as qualidades delas. Quando enxergamos as qualidades os defeitos some”, conta.
Agregado a todos esses ingredientes, Libério revela mais um.
“Convidar Jesus e Maria para fazer parte do casamento e depois aprender a respeitar os limites e aceitar as pessoas como são”, acrescenta.
Além dos 34 anos de matrimônio, foram dois anos de namoro e noivado. Relação que rendeu três filhas.
“Temos uma terceira pessoa que faz parte da relação que são os filhos”, afirma.
Os ingredientes existem e a eles agrega a tolerância, honestidade, carinho e dedicação. Todas essas palavras foram mencionadas pelos nossos personagens, que não abrem mão de lembrar cada data.
“A nossa família é muito festeira, então todos os anos faço questão de comemorar nosso casamento. Ela já comprou o meu presente e eu ainda não comprei por que estou muito atarefado, mas vou sair para comprar”, afirmou.
Um dos presentes está aqui. Uma declaração de amor.
“Te amo e você é a pessoa mais importante da minha vida”.