Ao todo, 141 aparelhos estão sendo entregues a centros de saúde de 12 cidades da região Centro-Oeste
As 12 cidades do Centro-Oeste de Minas contempladas com respiradores pulmonares produzidos pela empresa mineira Tacon e doados pela Federação das Industrias de Minas Gerais (Fiemg) começaram a receber os aparelhos esta semana. A entrega oficial foi feita no último dia 02, com a presença do presidente da entidade, Flávio Roscoe e representantes dos municípios beneficiados.
Em Nova Serrana, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados (Sindinova), Ronaldo Lacerda, participou, na tarde desta quarta-feira (16), da entrega dos 15 respiradores; destes, 10 já estão no Hospital São José e cinco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os profissionais de saúde passarão por treinamento para utilização dos aparelhos.
Em Formiga, o diretor da Fiemg Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa representou a entidade na entrega dos 25 aparelhos que serão utilizados na Santa Casa de Misericórdia de Formiga.
Divinópolis ficou com 35 respiradores, sendo 25 para a UPA Padre Roberto e 10 para o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). A entrega aconteceu na última segunda-feira.
Santo Antônio do Monte, Itaúna, Lagoa da Prata, Oliveira, Campo Belo, Luz e Pará de Minas também já estão de posse dos respiradores pulmonares. A expectativa é que até esta sexta-feira (18) as cidades de Cláudio e Piumhi recebam os aparelhos.
Parceria
A ação é uma parceria da Fiemg com a empresa TACOM que desenvolveu o sistema em 45 dias, em larga escala e a baixo custo. Após três meses de exaustivos testes, a ANVISA aprovou o mecanismo. Em todo estado, 1.600 equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais e municípios.
Para o presidente da Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares o respirador mecânico desenvolvido e fabricado pela Tacon mostra a força e importância da indústria mineira.
“Esse momento conturbado nos mostrou que nossa indústria tem capacidade e potencial. Com esses aparelhos, de ponta e produzidos em tempo recorde, vamos proporcionar mais conforto e dignidade para os pacientes que precisam desse equipamento”, enfatizou.