Rio Itapecerica retirada dos aguapés Divinópolis
A limpeza foi feita em 72 dias (Foto: Shaenny Bueno)

Shaenny Bueno

Rio Itapecerica retirada dos aguapés Divinópolis

A limpeza foi feita em 72 dias (Foto: Shaenny Bueno)

A retirada dos aguapés do trecho entre o bairro Esplanada e Porto Velho foi concluída. A confirmação foi dada nesta quarta-feira (17), quase 15 dias anos do prazo previsto para a conclusão.

Segundo o Secretário Municipal de Operações Urbanas, Dreyfus Rabelo, foram retirados mais aguapés do rio do que era previsto inicialmente.

“Foram retirados 3387 caminhões de aguapés, em aproximadamente 1800 metros. Inicialmente eram 1700, acabou se ampliando mais porque a proliferação cresceu. O prazo foi cumprido em 72 dias, sendo que o prazo era de 90 dias, tirando muito mais do que o previsto”, diz.

A proposta agora é manter a manutenção e evitar nova proliferação.

“Já estamos em contato com outros secretários para que a gente possa equipar a prefeitura de uma embarcação e um motor para que uma equipe da prefeitura possa fazer uma manutenção permanente, evitando o efeito tapete”, disse.

Despoluição

A recuperação do Rio Itapecerica não deverá ficar restrita a manutenção contra os aguapés. O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo lembrou que o processo de despoluição já está em andamento.

“Estamos trabalhando na causa do problema do rio. Já temos a licitação em fase de homologação por parte da Copasa, um investimento que será na ordem de 240 milhões de reais. Esse é o maior investimento ambiental que a nossa cidade terá”, diz.

Além disso, também está em andamento a elaboração do projeto de recuperação das margens e desassoreamento. A empresa vencedora da licitação tem até o próximo ano para entregar.

Santa

A manhã também foi marcada pela entrega da santa encontrada dentro do Rio Itapecerica ao prefeito. Caberá a Vladimir decidir qual será o destino da imagem. Ele ainda não sabe qual será. A diretoria do Museu já solicitou que ela seja colocada em exposição no espaço.

“Não estava no script”, disse o prefeito, em tom de brincadeira.