Representantes da companhia e da prefeitura se reuniram em Belo Horizonte; Alteração do horário de voos foi discutido

Prometidos para agosto desde ano os voos comerciais ainda não foram retomados no aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis. A ausência de equipamentos para enquadrar o terminal em parâmetros da legislação que regem a aviação no Brasil tem travado a retomada voos ligando a cidade a Campinas. Só com eles é possível obter a homologação para operação na Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em mais uma tentativa para alinhar a possível retomada dos voos, representantes da prefeitura se reuniram na sede da Azul Linhas Aéreas, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18). A empresa reafirmou o interesse em manter o voo ligando Divinópolis ao interior paulista. Por meio de nota ao PORTAL GERAIS a companhia reforçou a informação e disse que a operação poderá ser iniciada 60 dias a partir da homologação da Anac.

Representando a Prefeitura de Divinópolis, participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico e de Governo, Rafael Nogueira e Roberto Chaves, respectivamente. Pela Azul, estiveram presentes o assessor da presidência para Assuntos Institucionais, Ronaldo Veras, e o gerente de Regulamentação Técnica, Rodrigo Oliveira, além da representante da Infraero a frente do Aeroporto Brigadeiro Cabral, Celina Campos.

“Foi um encontro extremamente produtivo. Ajustamos todas as necessidades para que a Azul volte a operar no Aeroporto Brigadeiro Cabral dentro de um cenário que seja viável para empresa, mas que também possa atender aos interesses da população de Divinópolis e região, e aos de outras empresas aéreas que queiram operar voos para destinos diversos”, salientou o Rafael Nogueira.

Novos horários de voos

Em relação aos voos da Azul, segundo o secretário, é necessário a readequação dos horários de chegada e partida da aeronave. Uma das possibilidades seria a de que o voo partisse de Divinópolis no início da manhã e retornasse no final da tarde. Neste caso, a aeronave pernoitaria em Divinópolis.

“Esse é o objetivo da própria Azul, que tem consciência de que os horários anteriores não atendiam plenamente ao interesse de muitos passageiros, já que eles chegavam em São Paulo já no final da tarde”, concluiu Nogueira.

Para viabilizar a homologação, é fundamental dotar o terminal com equipamentos e serviços que garantam mais segurança aos procedimentos, principalmente de aterrissagem e decolagem à noite ou com condições visuais adversas.

 “São equipamentos caros e de alta tecnologia. Com o fim de viabilizar a aquisição destes equipamentos, estaremos atuando junto à Secretaria de Aviação Civil, órgão do Governo Federal no intuito de liberá-los para o nosso aeroporto”, destacou o secretário de Governo, durante o encontro.

Para ele, “a parceria firmada pela Administração Municipal neste ano com a Infraero, gestora do Aeroporto, ratifica a seriedade e o interesse com que a Prefeitura vem tratando o assunto”, afirmou. 

No encontro, ficou definida uma visita dos representantes da Azul a Divinópolis nas próximas semanas para uma apresentação detalhada de seu projeto.

Plano de Segurança Aeroportuária é apresentado

Os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Governo estiveram reunidos também, no Aeroporto da Pampulha, com o Superintendente da Infraero, Sérgio Kennedy, que, na oportunidade, apresentou o P.S.A. – Plano de Segurança Aeroportuária, um documento contendo mais de 300 páginas, desenvolvido pela Infraero especialmente para implantação no Aeroporto Brigadeiro Cabral.

“Referido documento estabelece todas as medidas relativas à segurança da operação aeroportuária, desde os modelos-padrão de crachás que deverão ser utilizados por quem trabalha ou tem acesso às diversas áreas do aeroporto, até as medidas operacionais para agir em caso de eventuais incidentes”, pontuou o Secretário de Governo, Roberto Chaves.

O P.S.A. será apresentado, agora, ao Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, para assinatura conjunta com a Infraero. “O Plano de Segurança Aeroportuária constitui, sem dúvidas, o cumprimento de mais uma etapa rumo à implantação de uma estrutura operacional jamais vista no Aeroporto Brigadeiro Cabral. Tudo isto, com o objetivo único de fornecer um serviço de excelência a toda a população de Divinópolis e região”, finalizou o secretário Rafael Nogueira.