Presidente da Acid participou de encontro em Brasília para cobrar equipamentos; Nova reunião está agendada para a próxima semana

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Leonardo Santos Gabriel, o vice-prefeito de Itapecerica, Gilberto Marcolino, e o empresário Luís Felipe Borges, da PH Transportes de Cláudio, estiveram em audiência no Ministério de Infraestrutura, em Brasília, nesta quarta-feira (30), para tratar de assuntos alusivos ao Aeroporto Brigadeiro Cabral localizado em Divinópolis.

O Aeroporto Brigadeiro Cabral tem potencial para receber aeronaves de até 180 passageiros. No entanto, atualmente é impossível qualquer operação de transporte de passageiros com voos regulares, já que são elevados os riscos de se operar em aeroportos desprovidos da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo (EPTA).

Esse equipamento e sua instalação foi objeto de discussão em Brasília. “Sua importância é tanta que viabilizará a retomada das operações aéreas e, consequentemente, trará benefícios e melhorias para toda a região”, destacou o presidente da Acid.

De acordo com a Acid, o potencial de desenvolvimento por meio do transporte aéreo contribui para o incremento das atividades econômicas, decisivas para a melhoria da competitividade, geração de empregos e retomada do crescimento de nossa economia. “Polarizando a região Centro-oeste de Minas que é uma das regiões mais segmentadas do Estado em termos de arranjos produtivos e se destaca também como importante polo de saúde”, destacou.

A integração com outros municípios e qualquer parte do Brasil e do mundo beneficiará o desenvolvimento regional.

“Estamos ansiosos pela retomada da linha aérea da Azul. Entendemos que o transporte aéreo seja de total relevância para o desenvolvimento econômico da região Centro-oeste. Atualmente, com grandes demandas, os voos serão facilitadores de grandes negócios e deslocamento. Todo processo de desenvolvimento passa inevitavelmente pela logística, eliminação de gargalos, reduzindo o tempo de deslocamento, a possibilidade de gerar novos negócios e o acesso de outros empreendedores à região.”, afirma Léo Gabriel.

A Acid acompanhará o compromisso estabelecido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O deputado federal Domingos Sávio agendou para a próxima semana audiência com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para liberação do equipamento.

A Azul já declarou ter interesse em retomar os voos Divinópolis/Campinas. Entretanto, a operação só será iniciada após as adequações necessárias. 

Atualmente a gestão do aeroporto está por conta da Infraero.