Rio Itapecerica retirada dos aguapés Divinópolis
A limpeza foi feita em 72 dias (Foto: Shaenny Bueno)
Rio Itapecerica aguapés Divinópolis

O movimento quer a recuperação do Rio Itapecerica (Foto: Pedro Henrique Gomes)

Serão retomadas, nesta terça-feira (03), as reuniões do movimento “Água é fonte de vida: o rio Itapecerica não pode morrer”. O primeiro encontro do ano será no Centro Diocesano de Pastoral – Obras Sociais, na Rua Mato Grosso, 503. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) é um dos que integra o movimento.

Outros segmentos da sociedade também fazem parte como, associações de moradores, professores, universidades, igreja, ambientalistas, jornalistas, etc. O Sintram convida a população a somar forças para a preservação do rio Itapecerica, que em 2014 foi totalmente tomado por aguapés, devido a poluição em seu leito.

Como pauta de discussão desse primeiro encontro de 2015 está prevista a discussão do Dia Mundial da Água (22 de Março) e a realização do Seminário sobre Gestão das Águas em Divinópolis com avaliações para o Plano Diretor da cidade.

A diretora, Ivanete Ferreira, que representa o Sintram nas reuniões, convida os servidores e demais interessados a participarem do movimento, discutindo o futuro da cidade.

“Hoje, a falta de água afeta nossa cidade e todo o Brasil. É preciso agirmos enquanto ainda temos água correndo em nosso rio, cobrando das autoridades competentes a limpeza e preservação do Itapecerica”, destacou.