Que tal preparar uma receita típica da Serra Canastra? Estive lá e provei uma receita com ingredientes da culinária mineira mesclada com uma pitada de sofisticação.
Ingredientes
500 g de arroz arbóreo
2 cebolas picadas
¼ de xícara de manteiga de garrafa
400 g de linguiça de pernil
Tomilho e alecrim frescos
1 xícara de vinho branco seco
200 g de queijo canastra curado ralado grosso
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pimenta dedo de moça picada sem semente
Raspas de um limão
Legumes para fazer o caldo
Modo de preparo
Para fazer o caldo de legumes, use 1,5 litro de água, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, folhas de alho-poró, folhas de salsinha e folhas de salsão. Você pode usar outros legumes ou usar um tablete de caldo de legumes pronto.
Para o risoto, aqueça uma panela de boca larga e adicione a manteiga de garrafa. Aqueça bem. Junte a linguiça. Deixe fritar até grudar na panela. Se ela soltar água, espera secar.
Agora, junte a cebola e a deixe dourar. Acrescente o tomilho e o alecrim. Coloque o arroz arbóreo e refogue um pouco. Junte o vinho branco e mexa até o vinho evaporar. Depois, comece a colocar o caldo de legumes, devagar, sempre mexendo. A cada concha do caldo que for colocada na panela, deixa a anterior secar. Faça isso até o fim do caldo. Neste momento, o arroz vai estar cozido.
Antes que a última concha do caldo seque totalmente no arroz, coloque a pimenta do reino, o sal e desligue.
Junte uma colher de manteiga. Coloque, em seguida, o queijo canastra. Mexa bem. Coloque a raspa do limão e a pimenta dedo de moça picadinha e sem semente.
O risoto está pronto para ser servido.
Serve 6 pessoas.
Bom apetite!!!