Projeto tem 150 km de extensão beneficiando vários municípios; Ele foi apresentado no Simpósio Cultura e Turismo
O I Simpósio Cultura e Turismo da micro região Oeste de Minas foi realizado nesta terça-feira (16/5) em Divinópolis. Uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento, em parceria com as entidades, o evento marcou ainda o lançamento da Rota Turística Trem Bão de Minas.
Qual é a proposta do projeto?
Considerado uma das atividades importantes para o desenvolvimento econômico e geração de renda, a proposta é fortalecer as inúmeras possibilidades turísticas distribuídas em municípios da região, como Itapecerica, e Pitangui.
O projeto, segundo o diretor do GEEC, Jormar Gontijo, “integra, organiza e promove os atrativos turísticos e econômicos dos municípios da microrregião para o mundo”.
Ele envolve sete segmentos turísticos de cada município nas seguintes categorias:
- Cultural e Histórico,
- De natureza e aventura,
- De negócios,
- Religioso,
- Rural e de experiências
- De Eventos, e
- De gastronomia.
“Imagine um lugar onde as belezas naturais se unem a uma rica história e cultura, onde as tradições são mantidas vivas e a culinária é um verdadeiro espetáculo para o paladar. Essa é a região Centro-Oeste de Minas Gerais, um destino turístico que tem tudo para se destacar no cenário nacional e internacional”, afirmou.
Com cerca de 150km de extensão, a criação da rota turística Trem Bão de Minas pretende ampliar as oportunidades de negócio e desenvolvimento econômico aliadas ao turismo para a região, atraindo cada vez mais visitantes e investidores.
Divinópolis tem ganhado destaque com a possibilidade de fomentar o turismo religioso com a Cruz de Todos os Povos. Para Gontijo, a cidade precisará mais.
“Ela não será suficiente para trazer o turista para nossa região. Temos que somar outros atrativos religiosos de Divinópolis e região”, enfatizou.
Economia
De acordo com o presidente da Fiemg regional Centro-Oeste Eduardo Soares, o Turismo é um dos temas que contemplam o tripé das primeiras ações previstas pela Agência Novo Oeste, ao lado de Infraestrutura e Governança Pública.
“A Agência está atenta à necessidade de promover o turismo na região e a união com as demais entidades, integrando o projeto ao lançamento da Rota Turística Trem Bão de Minas vai agregar ainda mais força ao projeto”, enfatizou o líder empresarial.