A prevenção para garantir mais Segurança e Saúde no Trabalho é o tema em pauta, em 2015, do Projeto Rotas para o Futuro, que percorrerá 16 cidades do Estado em sua primeira etapa. No dia 15 de julho, o projeto estará em Divinópolis, com uma palestra, gratuita, no auditório da entidade.
As palestras serão conduzidas pelo Advogado e Engenheiro Civil, especialista em segurança do trabalho, Marcelo Giordano Gários. Os debates são baseados em três pilares: o que é a segurança do trabalho no Brasil; questões trabalhistas e a justiça do trabalho, e como trabalhar a prevenção para um trabalho certo, embutido na segurança, qualidade e lucro.
Reconhecendo a importância da saúde e segurança no trabalho, a Fiemg Regional Centro-Oeste, por meio do Sesi, oferece serviços e produtos que garantam um ambiente mais seguro ao trabalhador. Entre eles, o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e realização de Consultas Ocupacionais. Em atuação na Regional desde agosto de 2014, o serviço conta com 33 empresas atendidas e quase 800 vidas.
O Sesi oferece ainda o serviço de Levantamento Ambiental com o LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, realização de exames complementares (audiometria, exames laboratoriais, Raio X, entre outros), PPA /PCA – Programa de Prevenção de Perdas Auditivas/Programa de Conservação Auditiva, Palestras e Curso de CIPA gratuitos e todos os demais programas exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Projeto percorre o Estado
O Chefe de Gabinete da Presidência do Sistema FIEMG, Antônio Marum, ressalta que o tema Segurança e Saúde no Trabalho foi levado a 24 cidades mineiras, em 2014, envolvendo cerca de 4 mil pessoas.
“A proposta foi apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho”, disse, reforçando que, neste ano, o foco é a prevenção.
Para o Presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, investir na saúde e segurança do trabalhador é uma atitude que beneficia os colaboradores e empresários, que terão menos custos e maior produtividade nas indústrias.
“A segurança no ambiente industrial é fator essencial para o fortalecimento de todo o setor e o aumento de sua competitividade”, defende.