O índice é o segundo maior entre as cidades com acompanhamento do Observatório de Segurança
Portal Centro-Oeste
Os roubos em Minas Gerais têm a sétima redução mensal seguida e a maior variação de diminuição dos últimos seis anos: -13,1%, com as ocorrências caindo de 120.224 para 104.434 no período comparativo de janeiro a novembro de 2016 com 2017. Os dados divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também relevam queda em Divinópolis de 35,69%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26).
Divinópolis está entre as 16 cidades com monitoramento da Secretaria de Segurança Pública, via Observatório de Segurança Pública Cidadã. Delas, 12 apresentaram quedas significativas nesta modalidade de crime, com destaque para Sete Lagoas, Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros.
De janeiro a novembro de 2016, Divinópolis registrou 2533 roubos contra 1629 no mesmo período do ano passado. Foi a segunda maior redução no ranking, perdendo apenas para Sete Lagoas onde houve queda de 40,48%.
Avaliação
Na avaliação dos roubos no interior, dados do Observatório de Segurança Cidadã da Sesp mostram que, 56,9% dos municípios não tiveram registro deste tipo de crime ou mantiveram ou reduziram seus índices.
Avaliação
Para o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Helbert Figueiró de Lourdes, os dados ratificam uma interrupção histórica do crescimento criminal em Minas, que vinha em ascensão nos últimos seis anos.
“Os resultados positivos são consequência da adoção de diversas estratégias, focadas na prevenção e repressão criminal, aliadas também a medidas internas de reestruturação da corporação”.
Já o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, Delegado-Geral Carlos Capistrano, destaca que essa redução é o resultado de um trabalho integrado entre a instituição e as demais forças de segurança.
“A Polícia Civil está intensificando suas ações, investindo principalmente no trabalho de inteligência para reduzir os crimes patrimoniais e garantir a segurança da nossa população”.