Até o momento, Divinópolis tem quatro pré-candidatos a prefeito; Convenções começam em julho
A lista de pré-candidatos a prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nas eleições de 2024 aumentou. Antes, com apenas dois nomes, agora, outros dois também se colocaram à disposição dos partidos.
De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho a 5 de agosto. Já o prazo para registrar as candidaturas segue até 15 de agosto.
Laiz Soares (PSD)
Laiz Soares tem graduação em Relações Internacionais na PUC Minas. Estudou Administração e Marketing na ESSCA na França e Liderança, Gestão de Projetos, Comunicação e Relações Governamentais no Brasil no Insper, FAAP e Falconi.
Possui dez anos de experiência em gestão e liderança e foi Trainee e Supervisora de Operações na FedEx Express. Também trabalhou como Gerente de Projetos de inovação na Fundação BRAVA por 3 anos. Além disso, atuou como coordenadora geral de campanha e chefe de gabinete da deputada federal Tabata Amaral.
Candidata à prefeitura de Divinópolis em 2020 sendo a mulher mais votada da história da cidade, com 20% dos votos válidos (21.514 votos). É consultora e palestrante nos temas de gestão, liderança, planejamento estratégico, inovação e impacto social.
Laiz também é presidente do PSD Mulher em Minas e presidente municipal do partido.
Ademir Silva (PSDB)
Ademir José da Silva, reeleito para o segundo mandato é também distribuidor de hortifruti. Nasceu em 15 de fevereiro de 1970, filho do Senhor Jesus José da Silva e Dona Nair de Freitas natural de Santo Antônio dos Campos/Ermida.
Eleito para o primeiro mandato, em 2016, com 3.685 votos, tendo sido o mais votado de sua legislatura. Em 2020 foi reeleito, sendo o 5º mais votado da 25ª Legislatura com 1992 votos. Vice-presidente da Câmara Municipal.
Jaime Martins (PSB)
Natural de Nova Serrana, Jaime Martins Filho tem 70 anos. É filho do ex-deputado estadual Jaime Martins (DEM) e da ex-vice-prefeita de Divinópolis Maria de Lourdes Martins (DEM).
Ele possui formação em engenheira metalúrgica, mecânica, assim como em técnico industrial em química e especialista em administração financeira e em marketing.
Ocupo o cargo de deputado federal por seis mandatos consecutivos. Eleito pela primeira vez em 1995. Em 2020 integrou a chapa à prefeitura de Divinópolis, como vice do ex-deputado estadual Fabiano Toletino, tendo 29.391 votos. A chapa foi a segunda mais votada.
Chefe do Escritório do Governo de Minas Gerais em Brasília no primeiro mandato do governador Romeu Zema (Novo).
Gleidson Azevedo (Novo)
Gleidson Azevedo é o atual prefeito de Divinópolis eleito em 2020 com 38.566 votos. Natural de Divinópolis, tem 42 anos. É filho de José Maria de Azevedo e Selma Aparecida de Azevedo.
Gleidson também é irmão gêmeo do senador Cleitinho (Republicanos) e do deputado estadual Eduardo Azevedo.
Comerciante, até assumir o cargo de prefeito, atuou no varejão da família. Além disso, também possui curso técnico em administração de empresas.