Samu Oeste
O Samu Oeste deve funcionar até o final de março (Foto: Marcus Ferreira/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Ses) firmou mais quatro convênios para implantação de Samus regionais. Os recursos, que somam R$ 23.155.979,27, serão liberados aos consórcios intermunicipais das regiões ampliadas de saúde Oeste, Leste, dos Vales e Triângulo Norte. Com o investimento, os consórcios poderão equipar as centrais de regulação e as bases descentralizadas. Assim que começarem a funcionar, passam a receber recursos da SES-MG para custeio das operações.

Segundo a coordenadora estadual de Urgência e Emergência da SES-MG, Luciana Márcia Felisberto, os recursos também serão utilizados para equipar as 300 ambulâncias que o Estado está comprando para a implantação dos quatros SAMUs regionais.

Samu Oeste

O Samu Oeste deve funcionar até o final de março (Foto: Marcus Ferreira/Agência Brasil)

O gerenciamento dos serviços será feito pelos consórcios intermunicipais, em parceria com a SES-MG e prefeituras municipais. Os municípios continuarão com suas centrais de regulação, enquanto os consórcios irão cuidar da gestão das novas ambulâncias e dos recursos humanos.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS URG) receberá, ao todo, R$ 7.076.279,61 e 31 ambulâncias, sendo 24 Unidades de Suporte Básico (USB) e sete Unidades de Suporte Avançado (USA). Compreende as Regiões de Saúde de Bom Despacho, Divinópolis/Santo Antônio do Monte, Formiga, Itaúna, Pará de Minas, Santo Antônio Amparo/Campo Belo. A região contempla 54 municípios e uma população total de 1.195.499 habitantes.

A previsão é de o Samu começar a funcionar ainda no primeiro trimestre deste ano na região Oeste.