Centro Especializado de tratamento contra diabetes e hipertensão
A unidade já não está atendendo mais pacientes do São João de Deus (Foto: Amanda Quintiliano)

O Hospital Público Regional é visto como uma das complementações para reestruturar o parque hospitalar do Centro-Oeste. Além dele, há a recuperação do Hospital São João de Deus – em negociação – e também a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Este último deverá ter mais um avanço nos próximos dias, a definição do local da Central de Regulamentação, em Divinópolis.

“Tudo isso está numa rede que precisa ser tecida, de uma certa forma, está até atrasada, para que possamos dar uma nova realidade a rede hospitalar de urgência e emergência do Centro-Oeste”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência (Cisurg), o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo.

Três espaços foram disponibilizados pela Prefeitura de Divinópolis. Um deles – e o mais provável – é o antigo Pronto-Socorro, na Getúlio Vargas. Outra opção é o prédio do Restaurante Popular ou a construção em uma área de 4 mil metros quadrados ao lado do Hospital Regional, no bairro Realengo. O consórcio aguarda apenas a definição por parte do governo estadual.

“Precisamos ser mais rápidos para o Samu começar no início do próximo ano”, enfatizou Azevedo.

Enquanto não há definição sobre o local de instalação da Central de Regulamentação, o consórcio está dando andamento a outros processos burocráticos. Foi publicado o edital do Processo Seletivo Simplificado para 360 vagas de médico, enfermeira, técnico de enfermagem, motorista socorrista, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnico administrativo e psicólogo.

O prefeito de Divinópolis é o presidente do consórcio (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

O prefeito de Divinópolis é o presidente do consórcio (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

Estrutura

Serão destinados para o Samu Regional 24 veículos de suporte básico. Um deles ficará em Divinópolis e os demais distribuídos estrategicamente na região. Outras sete ambulâncias avançadas também ficarão posicionadas em municípios estratégicos. Em Divinópolis, também haverá Unidades Básicas de Saúde (USB), além da Central de Regulação. O tempo médio de atendimento será de 40 minutos.

Ao todo, serão 24 municípios bases para atender 55 cidades, uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes.