O interesse foi reafirmado na coletiva do Samu (Foto: Marcelo Lopes)

Os editais já estão disponíveis no site oficial e as inscrições estarão abertas a partir desta sexta

O consórcio Cir Urg Oeste divulgou mais detalhes, nesta quarta-feira (21), sobre o concurso público que disponibilizará 377 vagas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os editais já estão disponíveis no site oficial e as inscrições estarão abertas a partir das 09h desta sexta-feira (23), obtendo o prazo final até o dia 13 de novembro.

O secretário executivo do Cis Urg, José Márcio Zanardi, explicou que dois editais foram disponibilizados, sendo um para a área administrativa (com 38 vagas) e o outro para a área assistencial (com 339 vagas).

No caso da administrativa, haverá no nível técnico, somente provas objetivas, que também estarão nas avaliações de nível superior, estas que contarão com provas de título. Na área assistencial, os profissionais de nível superior, além de obterem estas duas avaliações, também passarão pelo exame prático e o teste de aptidão.

“Estamos cumprindo a nossa obrigação, o serviço está estruturado, é uma realidade importante, um patrimônio da população, do Sistema Único de Saúde, trabalhando com eficiência e qualidade e agora nada mais do que justo garantirmos a continuidade deste trabalho, com a realização do concurso público”, disse Zanardi.

Necessidade

De acordo com o presidente do consórcio e prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela a necessidade de realizar o concurso público se concretizou após a consolidação dos serviços prestados pela Samu na região, realizados há mais de dois anos.

“Acredito que por essa fase, nós já passamos e dado isso, nós estamos agora dando este passo, que é a realização do concurso, tendo em vista que o recurso que entra aqui é público. Portanto, como consórcio público, precisamos de realizar este processo para que sejam preenchidas as nossas vagas, de acordo com a nossa lei”, declarou.

Isenção

Sobre a questão de isenção, Zanardi explicou que o candidato que comprovar não ter a condição de se inscrever, terá que apresentar determinados documentos, no prazo adequado, para poder garantir a sua isenção. Elas vão de R$45 a R$150.

“O número de vagas está previsto na forma legal também daqueles profissionais que têm algum tipo de deficiência, desde que apresentem a sua documentação legal enquanto a isso”, disse o secretário executivo.

Transição

Segundo Zanardi, após a realização do concurso, haverá, primeiramente, posse dos aprovados na área administrativa, com o objetivo de estruturar para as futuras contratações.

“Em segundo lugar, daremos, gradativamente, aos profissionais da área assistencial, mesclando as nossas equipes, com o pessoal novo que estará chegando, com o que já está trabalhando, até que a gente cumpra toda a substituição, de forma legal”, finalizou.

A primeira etapa do concurso está prevista para acontecer no dia 15 de dezembro.