O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Centro-Oeste de Minas, um investimento fundamental que conta com o apoio e ação parlamentar do deputado Federal Jaiminho Martins (PSD/MG), será inaugurado na próxima terça-feira (06), em Divinópolis, no Espaço Cultural Da’Vinci. Segundo informações do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cisurg), o evento terá inicio às 10h e contará com a presença do governador Fernando Pimental, prefeitos, vereadores e autoridades dos 54 municípios da região de saúde macro-oeste.
Em entrevista, Jaiminho Martins falou da satisfação de ver o início das atividades do SAMU.
“É uma luta de pelo menos 04 anos. Abracei essa iniciativa e posso afirmar que foram dezenas de reuniões no Governo de Minas, Governo do Estado e prefeituras para que esse sonho se tornasse realidade. Nossa região será a segunda do estado a colocar em funcionamento o SAMU. Fico muito feliz porque sei que o inicio deste serviço significa vidas sendo salvas. É um momento de muita alegria e satisfação para todas as cidades do centro-oeste”, agradeceu Jaiminho.
Para a prestação deste serviço, foram construidas bases de apoio em 23 municípios, local onde ficarão as ambulâncias. São elas: Divinópolis (Cidade Pólo e responsável pela Regulação), Pitangui, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Luz, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Formiga, Candeias, Carmópolis de Minas, Santo Antônio Monte, Santo Antônio do Amparo, Itaguara, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Martinho Campos, Pimenta e Lagoa da Prata.
Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), o SAMU tem o objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Para dar agilidade aos atendimentos, o SAMU Centro-Oeste contará com uma frota de 31 ambulâncias que darão suporte total a 54 cidades e uma população equivalente a 1,2 milhão de habitantes.
“É um luta de toda nossa região. No final do ano passado tivemos uma importante reunião com o Ministro da Saúde Ricardo Barros autorizando repasses e apoio do Governo Federal e recentemente, tivemos a assinatura do contrato de custeio com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde MG. Foram muitas etapas, brigas que compramos e agora o SAMU irá prestar um grande serviço para nossas cidades”, finalizou o deputado federal Jaiminho Martins.