Colaboradores participaram da abertura do evento (Foto: Divulgação/HSJD)

Colaboradores participaram da abertura do evento (Foto: Divulgação/HSJD)

Humanizar a assistência é agregar às eficiências técnicas e científicas, valores éticos, respeito e solidariedade ao ser humano de forma acolhedora, sem juízo de valores, também contemplando a integralidade de cada indivíduo. E é para isso que o Hospital São João de Deus, em parceria com o PHV – Pastoral, Humanização e Voluntariado realiza até o dia 16 de agosto, a 10ª edição da Semana da Humanização.

 

Para dar início às atividades, foi realizado na manhã de domingo, dia 10 de agosto, a Missa Solene de abertura da Semana da Humanização, presidida pelo Pe. Casimiro, na Capela do Hospital São João de Deus. Já pela manhã de segunda-feira, colaboradores, pacientes e acompanhantes foram recepcionados na entrada e nos corredores do Hospital com Música Clássica Instrumental.

 

A abertura oficial ocorreu no mesmo dia pela tarde, no auditório do HSJD com a palestra “Recriando a Hospitalidade”, seguida de um momento da espiritualidade com representantes de ministros do Santuário Santo Antônio.

 

Para Maria do Carmo Azevedo, coordenadora do PHV do Hospital São João de Deus, a escolha do tema da semana vem reforçar ainda mais a Política Nacional de Humanização proposta do Ministério da Saúde.

 

“O tema da “Recriando a Hospitalidade” visa buscar novas alternativas, para cuidar dos cuidadores e proporcionar um clima de harmonia em toda a nossa instituição. Recriar a Hospitalidade é aprender a colher o outro com toda a sua história sem julgamento, tratar ao doente da forma como gostaríamos de ser tratados e criar um clima de amor em todos os setores do hospital”, explica.

 

No decorrer da semana outras atividades serão realizadas, como oficinas de relaxamento, feira de talentos e exposição de peças de artesanatos feitos pelos próprios colaboradores, música ao vivo no refeitório do Hospital, teatro, curso de harmonização e encontro espiritual para os pais com participação especial do Padre Rodrigo Botelho.