Redação
O Hospital São João de Deus (HSJD) tem até o dia 31 de dezembro para entregar em funcionamento a Sala Vermelha. A ala é direcionada para casos de emergências e uma das principais exigências para o repasse da Rede Resposta, já publicada pela Secretaria de Estado de Saúde. A partir de janeiro a unidade deverá receber R$ 200 mil ao mês.
No local haverá dois leitos de emergência e outros quatro de estabilização. O espaço também conta com outros aparelhos para receber pacientes em estado grave. A medida irá desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24), hoje a única porta de entrada, em Divinópolis, para esses tipos de casos.
Após a estabilização do quadro, esses pacientes são encaminhados para as demais áreas do hospital, ou, dependendo do caso, são transferidos para outras unidades.
O diretor da Dictum – empresa que administra do hospital, Aristón Silva disse que as adequações do local já foram iniciadas e que não há outra alternativa a não ser entregar em funcionamento a Sala Vermelha até o final deste mês.
Caso a sala não seja concluída a tempo o montante poderá ser retido pelo governo estadual.
A Sala Vermelha também é referência para quem chega ao hospital por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para a implantação do serviço que atenderá 55 cidades, a ala no São João de Deus é uma das principais exigências. Ainda não há previsão de quando o Samu irá começar a funcionar na região.