A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibiliza para a população, mediante o Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço de assistência cirúrgica para casos odontológicos e oftalmológicos. As propostas de apoio aos serviços foram adotadas no fim do último ano, no Hospital São João de Deus (HSJD), aonde o serviço foi iniciado.
Os procedimentos de odontologia são efetuados por meio de anestesia geral ou sedação para os pacientes com necessidades especiais que impeçam seu tratamento ambulatorial e para realização de tratamentos cirúrgicos, de doenças na cavidade bucal, face e pescoço em casos eletivos de urgência e emergência, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos); traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula.
Outro serviço ampliado, através do programa, são processos cirúrgicos, para casos de pacientes diagnosticados com catarata. Nos dois últimos meses, no município de Carmo da Mata, foram realizadas 173 cirurgias. Dos 100 pacientes que aguardam atendimento, 90 serão avaliados ainda este mês.
A Prefeitura de Divinópolis investe mais R$ 280 mil para os serviços, com recurso de incentivo da tabela SUS. Desde a implantação do serviço, 38 pacientes foram avaliados e 12 cirurgias foram realizadas pela equipe do Hospital São João de Deus. Por ser município polo da região ampliada de saúde, Divinópolis prestará assistência também aos municípios próximos a sua região.
“Todas essas iniciativas visam à ampliação de acesso, para melhor atender a população de Divinópolis e região, que apresenta casos cirúrgicos como esses. Elas promovem também a assistência dentro dos princípios do SUS, que são universalidade, integralidade e equidade”, ressalta a diretora de Regulação em Saúde da Semusa, Maria Inês Ribeiro Leão.
As ações do município aderem ao disposto nas portarias do Ministério da Saúde (MS) e resoluções da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dando possibilidade de encaminhar, além dos casos de assistência dentro do próprio município, atendimento em outras regiões próximas, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Os pacientes que estão em fila de espera são encaminhados e, paralelamente, são iniciados os procedimentos no serviço de referência do Hospital São João de Deus.