Poliany Mota
O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas (LIACC), que atua no melhoramento dos processos e estrutura da Atenção Primária de Saúde, em Santo Antônio do Monte, vai virar documentário. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) enviaram ao município uma equipe composta por médico, cinegrafista e jornalista, com intuito de documentar a atuação do LIACC.
A partir de documentos, imagens e depoimentos, todas as experiências, pesquisa e avanços na saúde pública de Santo Antônio do Monte, que possui apenas 30 mil habitantes, durante o LIACC Samonte se transformarão num documentário com sete vídeos, que serão distribuídos como modelo de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) para vários países do mundo.
Durante uma semana, a equipe de Porto Alegre, visitou Unidades da Atenção Primária, conversando com equipes e usuários. Eles também estiveram na Fundação de Saúde e em comunidades da zona rural. A médica formada na UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Dra. Rose, ressaltou o envolvimento de todos no Laboratório de Inovação como um dos fatores do seu sucesso. Ela também elogiou as equipes das UBS (Unidade Básica de Saúde) que se dedicaram a reprogramar seu comportamento, colocando em prática as teorias do “Auto Cuidado Apoiado” defendido na obra do sanitarista Eugênio Vilaça.