Poliany Mota

 

Prefeito Wilmar Fillho durante a entrevista (Foto: Divulgação)

Prefeito Wilmar Fillho durante a entrevista (Foto: Divulgação)

O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas (LIACC), que atua no melhoramento dos processos e estrutura da Atenção Primária de Saúde, em Santo Antônio do Monte, vai virar documentário. A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) enviaram ao município uma equipe composta por médico, cinegrafista e jornalista, com intuito de documentar a atuação do LIACC.

 

A partir de documentos, imagens e depoimentos, todas as experiências, pesquisa e avanços na saúde pública de Santo Antônio do Monte, que possui apenas 30 mil habitantes, durante o LIACC Samonte se transformarão num documentário com sete vídeos, que serão distribuídos como modelo de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) para vários países do mundo.

 

Documentário será dividido em sete vídeos (Foto: Divulgação)

Documentário será dividido em sete vídeos (Foto: Divulgação)

 

Durante uma semana, a equipe de Porto Alegre, visitou Unidades da Atenção Primária, conversando com equipes e usuários. Eles também estiveram na Fundação de Saúde e em comunidades da zona rural. A médica formada na UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Dra. Rose, ressaltou o envolvimento de todos no Laboratório de Inovação como um dos fatores do seu sucesso. Ela também elogiou as equipes das UBS (Unidade Básica de Saúde) que se dedicaram a reprogramar seu comportamento, colocando em prática as teorias do “Auto Cuidado Apoiado” defendido na obra do sanitarista Eugênio Vilaça.