Amanda Quintiliano

 

Esta será a segunda visita em oito meses (Foto: Divulgação)

Esta será a segunda visita em oito meses (Foto: Divulgação)

Hospital público em obra desde 2010, São João de Deus em crise financeira, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA-24 horas) superlotada. Este é o cenário encontrado por quem necessita do Sistema Único de Saúde (SUS) em Divinópolis. A beira de um caos, grupos políticos tem se aproveitado da fraqueza do governo tucano para instigar debates e engrossar o tom da campanha política.

 

Na próxima terça-feira um grupo ligado ao candidato a governador, Fernando Pimentel (PT), realizará um encontro regional na cidade para debater “os desafios da política pública de saúde em Divinópolis e região Centro-Oeste”. Além de apoiadores locais, estará presente o ex-secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

 

Esta será a segunda visita ao município nos últimos oito meses. Em novembro do ano passado ele esteve no São João de Deus pela primeira vez. Na época, Magalhães falou em repactuação da dívida e contratualização com o Ministério da Saúde. Essas seriam as contribuições do governo federal para tentar ajudar a salvar o hospital. O débito com a Caixa Econômica Federal (CEF) foi revisto, já o repasse de R$ 1 milhão a mais para a unidade não deixou o papel.

 

Esta e outras questões poderão ser colocadas em debate na terça-feira. Aberto ao público, qualquer cidadão poderá participar. O evento será no auditório do River Hotel, às 16h. Também participarão deste encontro o médico da UPA, Alberto Gigante; o presidente do MOVCidade, Léo Santos; o médico e prefeito de Capitólio, José Eduardo; o representante do Conselho Nacional de Psicologia, André Amorim, Darly Salvador representando a sociedade civil organizada, ele também é presidente do Conselho de Saúde Setorial, do bairro São José.

 

Críticas

 

Na semana retrasada, Pimentel já havia feito duras críticas à gestão de saúde do governo estadual. Ele citou os oito hospitais em construção que serão deixados como herança para o sucessor. Entre as unidades citadas, está a de Divinópolis.