Redação
Qual a maior perda que podemos ter? Todos sabemos que o bem mais precioso são os filhos. Pensando assim, a Secretaria de Saúde criou o Comitê de Prevenção de Mortalidade Infantil. O comitê começou a funcionar no ano de 2011 e já obteve ótimos resultados. Os trabalhos consistem em avaliar as causas que levam ao óbito de recém nascidos, e também de complicações durante a gestação.
Após a constatação destas causas, a secretaria de saúde pôde tomar ações de políticas públicas de melhoria e prevenção, uma dessas medidas é a atuação intensa dos Agentes de Saúde que fazem um trabalho de busca ativa, cadastrando, orientando e incentivando a gestante a procurar uma unidade de saúde para realização do pré-natal completo e a aplicação de todas as vacinas.
Este trabalho vem obtendo ótimos resultados e foi reconhecido pelo governo do Estado na 1ª Mostra Estadual de Experiências Bem-sucedidas em Vigilância em Saúde, o programa itaunense recebeu premiação no dia 10 de dezembro , e a cidade foi representada pela Secretária de Saúde, Ângela Gonçalves do Amaral e pelas autoras do projeto, Deolane Antunes, Luciana Andrade, Eliete Guimarães e Danielle Soares. O Governo Estadual avaliou o programa pela trajetória da implantação e o funcionamento, que teve caráter interinstitucional e multiprofissional na busca da intersetorialidade da atenção primária, policlínica e hospitalar.