Em alguns bairros terá fumacê (Foto: Divulgação/PMD)

Em alguns bairros terá fumacê (Foto: Divulgação/PMD)

Como parte das ações de combate à dengue em Divinópolis, a Diretoria de Vigilância em Saúde promove esta semana a capacitação dos agentes de saúde no controle da dengue. Cento e dezoito profissionais, entre eles agentes e supervisores, foram divididos em três turmas. Eles participam de treinamento até o dia 3 de abril. O objetivo da ação é atualizar a equipe sobre os conteúdos importantes no trabalho de controle do mosquito, buscando melhorias constantes no trabalho oferecido à população.

 

Entre as orientações, estão informações sobre a morfologia do mosquito Aedes aegypti, zoneamento, reconhecimento geográfico, LIRAa., preenchimento de formulários, cubagem de reservatórios e orientações sobre a implantação do novo larvicida.

 

Esta semana, também será intensificada a aplicação de fumacê nos bairros com maior incidência de notificações de dengue. A partir de hoje, a equipe responsável por este trabalho concentrará esforços nos seguintes bairros: Nossa Senhora das Graças, Mar e Terra, Aeroporto, Santos Dumont, Cidade Jardim, Niterói, Porto Velho, Interlagos e Santa Tereza. O veículo circulará pela manhã, de 4h as 10h30 e de 16h as 22h30. Em cada bairro, serão realizados cinco ciclos, com intervalo de três dias cada.

 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, a medida consiste na aplicação espacial de inseticida, com uso restrito em epidemias, como forma complementar para promover a diminuição dos mosquitos adultos e interrupção da transmissão da dengue.