O resultado apontado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti-LIRAa, divulgado no último mês, deixou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em sinal de atenção. O estudo revelou que o índice de infestação médio do Aedes aegypti no município é de 3,80%. Isto significa que Divinópolis, como um todo, está em um parâmetro de situação de médio risco para epidemia de acordo com o Ministério da Saúde que define que o índice aceitável é de até 1%.
O resultado do LIRAa serve para nortear uma série de ações de orientação e combate ao Aedes aegypti que transmite tanto a dengue como a febre chinkungunya. Entre o que está previsto será realizado, no próximo sábado (07), o Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti.
Neste dia, durante toda a manhã, serão realizadas ações em pontos com grande fluxo de pessoas. Na feira livre do bairro Esplanada, por exemplo, será montado um stand em que as pessoas aprenderão a identificar a larva deste mosquito.
Na rua Goiás com a 1º de Junho e na Av. JK em frente ao Divishop serão realizadas blitze educativas com a distribuição de panfletos para os motoristas alertando sobre o risco das doenças e, também, da necessidade da população promover a eliminação dos focos dentro das residências.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem cumprido o seu papel no que se refere a orientar e fazer a vistoria contínua das residências por meio dos seus agentes. Mas todo esse trabalho só terá um resultado expressivo com o apoio da população”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Celina Pires.
O LIRAa realizado e divulgado no último mês de janeiro revelou que 95,08% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados dentro das residências.