A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove algumas ações de mobilização, conscientização e orientação relativas à dengue e à chikungunya. Neste sábado (06), Dia Nacional de Mobilização contra a dengue e chikungunya, a Diretoria de Vigilância em Saúde, coordenada por Celina Pires, promoverá blitze em alguns pontos da cidade. Haverá ação próximo ao semáforo da avenida 1° de Junho com Goiás e outra na avenida JK, em frente ao Divishop, com agentes de saúde apresentando faixas e entregando adesivos e sacolinhas informativas para os motoristas.
A ação também estará nas feiras de alimentação dos bairros Esplanada e Porto Velho, com entrega de panfletos e outros materiais. Ainda no Esplanada, haverá uma mostra educativa para informar à população sobre as duas doenças. No local, a população também poderá denunciar ocorrências que comprometam a saúde das pessoas e que estejam relacionadas a estas duas doenças.
Nas feiras, a mobilização começará a partir de 7h30 e nas blitze, a partir das 8h30.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Celina Pires, já está sendo afixado farto material informativo, incluindo mais de 160 cartazes nos ônibus de transporte coletivo que transitam no município.
“Além destas ações, a Secretaria tem executado arrastões de limpeza, trabalhos educativos e outros durante todo o ano. Podemos fortalecer a ideia de que esse é o momento para cada cidadão juntar-se a nós fazendo sua parte”, disse. “Poderão verificar se as caixas d’água estão tampadas, limpar as calhas, tampar ralinhos, lavar as vasilhas de água para os animais, limpar quintais e lotes etc. Os recipientes retirados poderão ser colocados para a coleta normal de lixo no primeiro dia em que o caminhão passar”, exemplificou.