O nível de água chegou a um dos mais baixos registrados nos últimos anos (Foto: Maria Rabelo/Reprodução Facebook)

Júlia Sbampato

A falta de chuva compromete o nível de água dos rios que abastecem as casas. Em Carmo do Cajuru, a situação não é diferente. Segundo dados da Cemig, o reservatório atual da barragem está com apenas 28,2% do volume útil, e esse nível continua baixando. A situação já é de alerta.

O Diretor Técnico Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fábio Rabelo conta que o nível de vazão da água atual é de 4,4m³ por segundo. Essa é a menor vazão praticada nos últimos anos, e ele diz que a situação é crítica. Até 2011, o mínimo para não se comprometer a vazão era de 11m³/s.

Devido a esse baixo nível, a barragem não está produzindo energia elétrica para a região. Por enquanto, segundo Fábio, a questão do racionamento de abastecimento de água ainda não é cogitada para a área urbana de Carmo do Cajuru, mas a região rural já enfrenta alguns problemas no abastecimento.

A situação é ainda mais crítica em São José dos Salgados, distrito de Carmo do Cajuru. Lá o açude está completamente seco, comprometido pela falta de chuvas na região.

“Ainda esta semana devemos adotar o racionamento de água em São José dos Salgados”, explica Rabelo.

O cronograma ainda não foi divulgado.

Previsão

De acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima, o Centro-Oeste de Minas passa por uma época de estiagem, completando mais de 80 dias sem chuva. Por enquanto, não há previsão de chuva em Carmo do Cajuru e em outros municípios da região.

Para os próximos dias o tempo continua estável, com predominância de sol durante toda a semana.

Devido à atuação de uma extensa massa de ar seco na região, a umidade relativa do ar deve continuar por volta de 30% até sexta-feira (08).

Os termômetros na parte da tarde devem ficar em torno dos 25ºC, podendo chegar a até 27ºC na quinta-feira (7). A mínima fica por volta dos 11ºC, apenas na parte da manhã.