“A Influenza A possui muitas semelhanças com o novo vírus e por isso, a população deve se atentar”, afirma Amarildo
Com 123 casos confirmados do novo coronavírus, em Divinópolis, o secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa fez um alerta, nesta terça-feira (12). Apesar de não ter nenhum estudo indicando que a temperatura amena seja propícia para o vírus, ele citou o aumento de agravamento de problemas respiratória no inverno.
“Ainda estamos no outono, mas o inverno está se aproximando. Nesse período, o número de complicações respiratórias e doenças relacionadas tende a aumentar. Não há estudos indicando que a temperatura amena seja propícia para a Covid-19, mas a condição climática desfavorável pode agravar problemas respiratórios. A Influenza A possui muitas semelhanças com o novo vírus e por isso, a população deve se atentar” explica.
A Secretaria de Saúde orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando denúncia no AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store, de forma gratuita.
Cai taxa de ocupação de leitos
Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”, o número de pessoas com quadro clínico suspeito do novo coronavírus subiu para 1667 e destes, 169 foram descartados.
A taxa de ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltou a cair, passando de 47% (segunda-feira) para 45,5% (terça-feira). 21 pacientes estão internados na rede pública e outros 40 na particular. Do total, 12 apresentam quadro clínico para Covid-19. Outras 26 pessoas estão em enfermarias.
No índice de infecção por 100 mil habitantes, o município marca 51,63%. O índice é superior a médica regional e de Minas Gerais. No Brasil a taxa é de 80,27%.