A exemplo de 2012, os secretários municipais de Divinópolis assinaram um documento colocando os cargos à disposição do prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB). A iniciativa segue uma recomendação do Conselho de Acompanhamento Administrativo e Financeiro (CAAF) e visa ajudar a equilibrar as contas para 2016, quando encerra o mandato.
A lista será entregue nesta quarta-feira (09) ao prefeito e caberá a ele acatar ou não. A ideia é aglutinar secretarias, por exemplo, um mesmo secretario responderia por duas e receberia o salário correspondente apenas a uma. Para se ter ideia, atualmente, o secretário de Fazenda, Antonio Castelo também responde pela secretaria de Administração.
Outro exemplo é o vice-prefeito, Rodrigo Resende. Ele também responde pela Usina de Projetos e recebe apenas como superintendente. A remuneração é de aproximadamente R$ 10 mil por mês, tanto para secretários, como para superintendente.
Com a folha de pagamento inchada e com os repasses minguando, o CAAF espera que a medida alivie os caixas. Mas, apenas isto não será suficiente. Cortes entre os mais de 200 cargos comissionados também deverão ocorrer, além de outras medidas administrativas.