Poliany Mota
A Polícia Militar (PM) apresentou nesta terça-feira (01) a futura sede da 7ª Cia de Missões Especiais, que funcionará no Centro Industrial de Divinópolis. Atualmente a unidade está instalada na Avenida JK, bairro Bom Pastor. Com uma área de 16 equitares, a nova sede, prevista para ser inaugurada ainda este ano, abrigará pelotão do meio ambiente, contará com um centro de treinamento e canil.
“No primeiro momento, demos início a reforma do prédio que será a sede da Cia de Missões Especiais. Também temos projetos para colocar aqui pelotão do meio ambiente, quadra esportiva, pista de atletismo, stand de tiro, canil e, no futuro, a gente quer fazer aqui um centro de treinamento de polícia, porque temos um espaço muito grande, são 16 equitares, podendo treinar além da Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.”, explicou o Coronel Eduardo, da 7ª Cia de Missões Especiais.
As obras de reforma do prédio, antigo Frigorífico Irmãos Nogueira, iniciaram há três semanas. A princípio, a estimativa é que o custo inicial seja de R$ 230 mil. O desenvolvimento da estrutura do novo centro policial é uma parceria entre a PM, Estado, que disponibilizou o terreno e investimentos, e empresários das indústrias da região, que também estão apoiando a iniciativa, a fim de agilizar o processo, doando materiais de construção e recursos financeiros.
A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) se encarregou de abrir uma conta, para serem depositadas as doações para execução da obra. “A vinda desse projeto vai ser um marco muito importante para Divinópolis, que será outra cidade em nível de segurança pública”, disse José Levi, vice-presidente da Acasp.
“É um projeto muito interessante, que proporcionará uma segurança grande para o Centro Industrial, ao bairro Icaraí e todos os bairros adjacentes. O projeto inicial é a reforma do prédio, que vai abrigar a parte administrativa e a sentinela da unidade. Posteriormente, a médio e longo prazo, a gente tem aqui a construção do centro de treinamento, com toda a estrutura necessária para preparação dos policiais. O espaço também será aberto para a comunidade de Divinópolis e universidades”, contou Comandante Marcelo Augusto, da 7ª Cia MESP.
Para os empresários ter uma unidade de polícia na região industrial da cidade é fundamental para garantir a segurança, principalmente dos próprios funcionários que já saem do serviço apreensivos por se tratar de um local mais afastado, com pouca movimentação e vários registros de assaltos.
“O projeto é vital para a cidade e região, porque o sentimento de insegurança hoje faz com que as pessoas se tranquem. A vinda de um novo regimento da polícia para Divinópolis nos trará uma possibilidade de disseminar essa segurança pública que é tão necessária em todas as cidades de Minas Gerais. Estamos muito felizes com essa vinda”, comentou o Eduardo Fonseca presidente da empresa Ciafal.
Parcerias
De acordo com o comandante Marcelo Augusto, o reitor da Funedi/EUMG, professor Gilson Soares, mostrou interesse em realizar uma parceria para a construção da pista de atletismo, já que a faculdade possui o curso de educação física, mas não conta com um espaço como esse.
Outra parceria é com a FIEMG, que pode destinar materiais e recursos financeiros. “A FIEMG tem feito um trabalho paulatinamente junto ao empresário, na busca constante de segurança e com certeza absoluta, não ficaríamos fora de um projeto de tamanha magnitude. Nós temos certeza que a segurança é dever do estado, mas é dever do cidadão também. A FIEMG tem um trabalho através do SESI, que é o instituto Minas Pela Paz, trabalhando fortemente isso na região metropolitana e eu diria que é um projeto de extremo sucesso, é o que eu vou tentar trazer para Divinópolis e poder fazer desse espaço, referência para Minas Gerais”, falou Afonso Gonzaga presidente da FIEMG.