O prefeito de Santo Antônio do Monte, Dinho do Bráz e a secretária de Saúde do município, Raquel Teixeira, entregarão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) as chaves do imóvel onde irá funcionar a base do SAMU em Samonte. O local já está pronto e foi reformado pela Prefeitura. Agora, deve receber todo mobiliário para o funcionamento da base local do Samu.

“Os profissionais passaram por um treinamento durante em Divinópolis e virão prontos para atender a população. É um grande reforço para nós, que conseguimos, em poucos meses, inaugurar a UPA e o Samu”, afirmou Raquel.

Todos os chamados feitos pelo 192, serão concentrados na central de Divinópolis, onde um médico regulador fica responsável por destinar o tipo de ambulância e de onde irá partir o atendimento. Todas as ambulâncias contam com comunicação através de internet, telefone e GPS, e farão os atendimentos de urgência médica, seja clínica ou de acidentados.

O Samu Oeste contará com 24 bases descentralizadas distribuídas em 23 municípios (duas em Divinópolis) e uma central de regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192. A unidade será composta por médico regulador, condutor socorrista, técnico em enfermagem, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnico administrativo e enfermeiro. Cerca de 360 profissionais serão contratados por meio de concurso público já realizado. Serão 54 municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, com população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.