Alguns bairros de Itapecerica ficaram sem água nesta segunda-feira (19) e também ficarão nesta terça-feira (20). A confirmação partiu da própria Copasa que interrompeu o abastecimento nesta segunda sem nenhum comunicado prévio aos moradores.
Por meio de nota, a companhia disse que a medida é reflexo das poucas chuvas aliadas ao forte calor. Diante disso, foi necessária a execução do que a empresa classificou como “manobras”.
“Estas manobras serão executadas também amanhã (19), quando estará sendo feita checagem técnica para avaliação do comportamento hidráulico do sistema visando a ativação dos poços artesianos”, consta na nota.
As “manobras” causaram reflexo no abastecimento em alguns bairros da cidade, e sua continuidade será definida após a avaliação dos resultados dos testes e da evolução do comportamento do ribeirão do Gama, manancial onde é captada a água que abastece a população local.
A ameaça de novo racionamento é cogitada há algumas semanas. Entretanto, em nenhum momento houve a confirmação da Copasa que admitiu a queda da vazão do rio e disse estar monitorando.
Representantes da companhia irão se reunir nesta quarta-feira com uma equipe da prefeitura para discutir o assunto. Também será colocado em pauta a realização do carnaval.