previsão do tempo chuva intensa
A previsão do tempo é de chuva para o Centro-Oeste de Minas (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Há probabilidade de chuva intensa em alguns municípios do Centro-Oeste de Minas; Confira

A semana começa com dia quente e possibilidade de chuva em Divinópolis e no Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável no estado por causa da atuação de áreas de instabilidade atmosféricas típicas do verão.

Há condições para chuva localmente forte no Leste e Norte do estado. Já no Centro-Oeste, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.

Chuva em Divinópolis

Há risco de chuva ao longo de toda a semana em Divinópolis e demais cidades da região. Os termômetros devem marcar máxima de 31°C em Divinópolis e 30°C em Carmo do Cajuru.

Em Lagoa da Prata os termômetros marcam máxima de 29ºC.

Chuva intensa

O Inmet também emitiu alerta de chuva intensa para algumas cidades do Centro-Oeste. Divinópolis não aparece na relação.

Calor, por exemplo, em Bom Despacho onde a máxima pode chegar a 32ºC e há previsão de chuva intensa.

Em Nova Serrana e Itaúna, de acordo com o Inmet, também há probabilidade de chuva intensa. A máxima deve chegar a 30°C e 31ºC, respectivamente.

Nas cidades do Centro-Oeste onde há possibilidade de chuva intensa deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, entre hoje esta terça-feira (12/3).

Veja aqui a relação.

Os ventos, de acordo com o Inmet, devem variar entre 40-60 km/h. Ainda conforme o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento a orientação é para não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda, assim como descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra recomendação do Inmet é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199), assim como, ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).