Evento propõe debate sobre políticas públicas e conscientização popular sobre a produção e destinação correta dos resíduos

Com o objetivo de discutir políticas públicas sobre a gestão do lixo e a responsabilidade pelo destino dos resíduos gerados pela população, será realizada, em Divinópolis, a partir desta segunda-feira (21), a edição de 2019 da Semana do Lixo Zero.

Obtendo o slogan “Um por todos, todos por zero”, a segunda edição da iniciativa, feita em Divinópolis através do Fórum Lixo e Cidadania, terá atividades que se estenderão até o próximo domingo (27).

De acordo com a integrante do grupo e também presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Alexandra Galvão as atividades possuem a oportunidade de discutir, além das políticas públicas sobre o assunto, a participação da sociedade, a conscientização e o destino que a população dá ao lixo.

“Penso que é uma oportunidade de resignificação de repensarmos o que é lixo, dentro do contexto que o lixo tem valor ambiental, econômico e social, que oportuniza a geração de emprego e renda e a inclusão dos profissionais catadores”, explicou.

Pontapé inicial

A semana começou a tomar forma após a aprovação da lei municipal 8.505/2018, de autoria da vereadora Janete Aparecida (PSD), instituindo a iniciativa em Divinópolis e a mesma sendo realizada em toda última semana do mês de outubro.

Além do lado conscientizador do evento, a parlamentar também ressaltou a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis e a realização de atividades em escolas e faculdades.

“É extremamente importante a valorização dos catadores, para podermos ver se conseguimos mudar a cabeça do cidadão (…) É difícil mudar a cabeça dos mais velhos, mas através das crianças, conseguimos fazer muita coisa (…) A intenção é conscientizar e mudar a cabeça do divinopolitano”, falou a vereadora para o PORTAL GERAIS.

Catadores

Dentre os catadores, a Semana do Lixo Zero em Divinópolis é recebida também com extrema importância. Ao PORTAL, o presidente da Associação de Catadores do Niterói (Acaren), Adelmo Teodoro declarou que o evento tem grande utilidade para alertar a população sobre o que pode ser feito com o lixo que é produzido.

“Pela situação econômica que o país atravessa hoje, a reciclagem pode ser uma fonte de renda e ao mesmo tempo uma ponte para interagir a humanidade com a importância para o planeta Terra. Se as pessoas pudessem abraçar a causa e ajudar a consumirem o seu próprio lixo, separando os materiais, doando para as entidades, seria bem mais lucrativo para o país e o meio ambiente”, finalizou.

Atividades

Confira a listagem completa de atividades da Semana do Lixo Zero clicando aqui.

Além disso, também está sendo realizado um concurso de vídeos, o qual os participantes terão até um minuto, para incentivar a educação e a cidadania a partir do lixo zero.