Alexandra Galvão na Tribuna Livre (Foto: Marcelo Lopes)

A presidente da entidade falou sobre as possibilidades de transformar a coleta e destinação em fonte de emprego e renda

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), Alexandra Galvão, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (20). Na ocasião, ela falou sobre questões relacionadas a coleta de lixo em Divinópolis, relembrando o projeto de lei 074/2018, que foi aprovado no dia 11 de setembro e instituiu, na cidade, a implantação da Semana do Lixo Zero, que será celebrada no final de outubro.

“Entendemos hoje que a coleta e a destinação do lixo e dos resíduos, por meio de experiências que já existem em algumas cidades, podem se tornar geração de renda, emprego e de cidadania, trabalhando sempre na inclusão social dos catadores”, disse Alexandra.

A tribuna também citou o andamento das atividades do Fórum Lixo e Cidadania, que segue, em novo formato, desde  fevereiro deste ano. Desta data até os dias atuais, a presidente da CDL Divinópolis acredita que grandes avanços foram obtidos durante as reuniões, que são realizadas mensalmente.

Alexandra Galvão na Tribuna Livre (Foto: Marcelo Lopes)

“A grande conquista que conseguimos, em tão pouco tempo, foi a formação dos grupos de trabalhos, onde eles têm ações específicas, dentre elas a educação ambiental e a questão de inclusão social. Precisamos muito de falar sobre este assunto, pois hoje, esta integração, além de ser uma questão social, também é uma possibilidade de geração de empregos e renda”, acrescentou.

Sobre a implantação da Semana do Lixo Zero, Alexandra acredita que a ocasião possa contribuir para a conscientização dos munícipes, em relação ao descarte do lixo.

“A conscientização é um trabalho contínuo. Deve ser iniciada e sem previsão de parar e por isso, é uma atividade que precisa ter continuidade, abrangendo diversos segmentos da nossa sociedade”, finalizou.